Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028826
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, J. M. L. de
ALVARES, V. de S.
MACIEL, V. T.
CAMPOS FILHO, M. D.
KLEIN, M. A.
NÓBREGA, M. de S.
Additional Information: JOANA MARIA LEITE DE SOUZA, CPAF-AC; VIRGINIA DE SOUZA ALVARES, CPAF-AC; VLAYRTON TOME MACIEL, CPAF-AC; MANOEL DELSON CAMPOS FILHO, CPAF-AC; MARCELO ANDRE KLEIN, CPAF-AC; Murielly de Sousa Nóbrega, Sebrae/AC.
Title: Qualidade da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul tostada em forno mecânico.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 16.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE MANDIOCA, 2015, Foz do Iguaçu. Integração: segurança alimentar e geração de renda: anais. Foz do Iguaçu: SBM, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Agroindústria
Farinha de mandioca
Qualidade da farinha
Forno mecânico
Cruzeiro do Sul (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Description: No Acre, destaca-se o cultivo e a produção de farinha de mandioca na região atualmente compreendida pelo Território da Cidadania do Vale do Juruá (TCVJ), antigo Cruzeiro do Sul. Naquela região se produz tradicionalmente a farinha de Cruzeiro do Sul, como é conhecida há mais de 100 anos, em pequenas casas de farinha que chegam a produzir até 12 sacos de 50 kg por dia. Foi identificado que para a produção dessa farinha há um elevado custo de mão de obra em algumas etapas, principalmente na tostagem final. Esta etapa é feita de modo diferenciado e por isso exige certa experiência do torrador, que é remunerado diferentemente. Assim, os produtores locais demandam uma redução no uso de mão-de-obra na fabricação da farinha, mas sem alterar a qualidade do produto final. Desta forma, objetivou-se com esse trabalho verificar, pioneiramente, a influência da realização das etapas finais de tostagem em forno mecânico sobre a qualidade da farinha de mandioca de Cruzeiro de Sul. Os resultados obtidos mostraram que a realização das etapas finais de tostagem em forno mecânico não promoveram modificações significativas nas características físico-químicas e quesitos de cor, estando todas as amostras analisadas de acordo com a legislação.
Data Created: 2015-11-17
ISBN: 978-85-69884-00-2
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25761.pdf102,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace