Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028829
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ALVARES, V. de S.
SOUZA, J. M. L. de
MACIEL, V. T.
ATHAYDE, N. B.
CAMPOS FILHO, M. D.
NÓBREGA, M. de S.
Additional Information: VIRGINIA DE SOUZA ALVARES, CPAF-AC; JOANA MARIA LEITE DE SOUZA, CPAF-AC; VLAYRTON TOME MACIEL, CPAF-AC; NATALIA BORTOLETO ATHAYDE, CPAF-AC; MANOEL DELSON CAMPOS FILHO, CPAF-AC; Murielly de Sousa Nóbrega, Sebrae/AC.
Title: Influência do número de peneirações na caracterização da farinha de mandioca artesanal.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 16.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE MANDIOCA, 2015, Foz do Iguaçu. Integração: segurança alimentar e geração de renda: anais. Foz do Iguaçu: SBM, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Agroindústria
Fabricação de farinha
Farinha de mandioca artesanal
Peneiração
Cruzeiro do Sul (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Description: Em Cruzeiro do Sul, Acre, a farinha de mandioca produzida artesanalmente é reconhecida como um produto de qualidade entre os consumidores da região Norte. Este produto apresenta, além do reconhecimento da sua notoriedade, um "saber fazer" diferenciado, o que o potencializa para uma solicitação de Indicação Geográfica. Um procedimento apontado pelos produtores como crítico para a obtenção de uma farinha de boa qualidade é a escolha do número correto de peneirações durante o processo de produção. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do número de peneirações na composição físico-química da farinha de mandioca artesanal. Amostras de farinha de mandioca foram produzidas em uma casa de farinha em Cruzeiro do Sul, Acre, e analisadas quanto à umidade, cinzas, proteína bruta, fibra bruta, extrato etéreo, carboidratos totais, valor energético, pH, acidez titulável, atividade de água, K, Na, P e coloração por meio de leituras de reflectância em três dimensões: L*, "a*" e "b*". Os dados foram analisados usando delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos (uma, duas, três e quatro peneirações) e 5 repetições. O número de peneirações alterou as características físico-químicas do produto final, mas as farinhas obtidas estavam em conformidade com os requisitos de qualidade estabelecidos pela legislação.
Data Created: 2015-11-17
ISBN: 978-85-69884-00-2
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25762.pdf107,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace