Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028938
Title: Severidade de mancha de alternaria em genótipos de girassol no Cerrado do Distrito Federal.
Authors: AMABILE, R. F.
MONTALVÃO, A. P. L.
SALA, P. I. A. L.
DIANESE, A. de C.
LIRA, E. G.
SAYD, R. M.
CARVALHO, C. G. P.
FAGIOLI, M.
Affiliation: RENATO FERNANDO AMABILE, CPAC
ANA PAULA LEITE MONTALVÃO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
PEDRO IVO AQUINO LEITE SALA
ALEXEI DE CAMPOS DIANESE, CPAC
ELLEN GRIPPI LIRA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
RICARDO MENESES SAYD, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
CLAUDIO GUILHERME PORTELA CARVALHO, CNPSO
MARCELO FAGIOLI, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
Date Issued: 2015
Citation: In: REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DE GIRASSOL, 21.
SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE A CULTURA DO GIRASSOL, 9., 2015, Londrina. Anais [...]. Londrina: Embrapa Soja, 2015. (Embrapa Soja. Documentos, 363).
Pages: p. 87-89.
Description: Este trabalho teve como objetivo comparar a severidade da mancha de Alternaria de genótipos de girassol em ambientes do Cerrado do Distrito Federal. Três experimentos foram avaliados, dois na Embrapa Cerrados (Planaltina, DF) e um localizado na Embrapa Produtos e Mercado (Recanto das Emas, DF). Foram feitas análises ao longo do ciclo da cultura com um intervalo de 15 dias, sendo a primeira aos 35 dias após emergência. Cada planta foi analisada em três partes: terço inferior, terço médio e terço superior. Ao final de cada experimento, a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD) foi calculada para cada genótipo. De acordo com os resultados observados, o ambiente de sequeiro na Embrapa Cerrados, que deteve a maior média da severidade da doença, entre os ambientes avaliados. Dentre os genótipos avaliados, MG 360 mostrou menor severidade da doença no sequeiro e AGUARA 06 no irrigado da Embrapa Cerrados. O genótipo BSG 42 na Embrapa Produtos e Mercado, se destacou pela menor severidade do fungo. Houve influência significativa do ambiente nos resultados de severidade da doença, que está estreitamente relacionada com os fatores climáticos como temperatura e umidade relativa do ar. A compreensão dessas condições favoráveis ao desenvolvimento do fungo é essencial quando se avalia a resistência em genótipos de girassol.
Thesagro: Girassol
Doença de planta
Doença fúngica
Mancha foliar
Variedade resistente
Cerrado
Alternaria Helianthi
Helianthus Annuus
Mancha de Alternaria
Notes: Título em inglês: Evaluation of Alternaria leaf spot severity on sunflower in the Cerrado region of the Distrito Federal.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
s1990.pdf217,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace