Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1031991
Título: Influência da aplicação de carvão vegetal no crescimento radicular de leguminosas em Latossolo Amarelo Distrocoeso.
Autor: PEREIRA, B. L. da S.
SOUZA, L. D.
SOUZA, L. da S.
OLIVEIRA, J. de M.
SCHWETTERLÉ. M.
Afiliación: BRUNO LAECIO DA SILVA PEREIRA, UFRB; LAERCIO DUARTE SOUZA, CNPMF; LUCIANO DA SILVA SOUZA, UFRB; JUDYSON DE MATOS OLIVEIRA, UFRB; MATTHIAS SCHWETTERLÉ, UFRB.
Año: 2015
Referencia: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 9., 2015: Cruz das Almas, BA. Pesquisa: para quê? para quem? : resumos. Brasília, DF : Embrapa, 2015.
Descripción: A utilização de práticas agrícolas mecanizadas, de forma inadequada, está entre as principais causas da degradabilidade do solo, pois altera a qualidade de atributos físicos como a densidade do solo, estabilidade de agregados e sistema de poros, entre outros. Essas alterações retringem o desenvolvimento das raízes, impedem o estabelecimento de algumas espécies e provocam o desaparecimento de parte da vegetação. O manejo para recuperar ou minimizar esses impactos, incluem o uso de material orgânico como estercos, resíduos industriais, carvão vegetal e adubos verdes. A adição de carvão vegetal ao solo aumenta a sua capacidade de retenção de água, diminui a coesão entre as partículas minerais e resgata carbono em uma forma estável. O plantio de leguminosas é recomendado para a recuperação de áreas degradadas, pois protege o solo da erosão, incorpora material vegetal na forma de um sistema radicular que se aprofunda no perfil do solo e estimula processos biológicos como a fixação do nitrogênio.
Thesagro: Estrutura do solo
Carvão vegetal
Palabras clave: Manejo e conservação do solo
Desenvolvimento de raízes
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
jornadacientifica2015Pagina120.pdf547,66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace