Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1032628
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BUENO, I. F.
CARLI, J. R. de
FERNANDES, B.
ANGELO, P. C. da S.
CARVALHO, C. H. S. de
Additional Information: IRAN FERREIRA BUENO, Estagiáiro da Fundação Procafé; JULIANO RODRIGUES DE CARLI, Bolsista do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café; BETEL FERNANDES, Bolsista do Consórico Brasileiro de Pesquisa e Desenvovimento do Café; PAULA CRISTINA DA SILVA ANGELO, SAPC; CARLOS HENRIQUE S DE CARVALHO, SAPC.
Title: Avaliação da produção de ramos ortotrópicos em genótipos de cafeeiro Catucaí Amarelo e Siriema clonados in vitro.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 9., 2015., Brasília, DF: Embrapa Café. Resumos expandidos...
Language: pt_BR
Keywords: Estaquia
Stem cuttings
Rerodução assexuada.
Description: Recentemente, o enraizamento de estacas tem sido aplicado também à propagação vegetativa de cafeeiros arábica. Os objetivos do trabalho foram estimar o número de brotações e segmentos nodais produzidos por plantas de cafeeiro de um genótipo Catucaí e de nove genótipos de Siriema clonados in vitro e avaliar a influência do genótipo e da idade das plantas sobre estas variáveis. As plantas foram levadas a campo nos anos de 2008 e 2009 e são mantidas a pleno sol com tratos culturais convencionais e o esqueletamento ocorreu seis meses antes da coleta dos dados. As variáveis analisadas foram o número de ramos ortotrópicos por planta (ramos por planta), o número de segmentos nodais em ramos ortotrópicos por planta (segmentos nodais por planta) e o número médio de segmentos nodais por ramo ortotrópico (segmentos nodais por ramo) , contados de três plantas por genótipo, com exceção do clone 10 e 10/6 em que apenas uma planta sobreviveu do plantio e dos clones 4 e 6/38 com duas sobreviventes. As variáveis foram submetidas à análise de variância, teste de médias e teste de Student e agrupamento por parsimônia, utilizando os aplicativos SigmaPlot e Phylip. O efeito dos fatores genótipo e idade da planta sobre o número de ramos ortotrópicos por planta e segmentos nodais planta foi detectado. No entanto, o efeito destes mesmos dois fatores sobre o número de segmentos nodais por ramo ortotrópico não foi claramente detectado. Inferiu-se que, para a estimativa da produção de estacas dos genótipos avaliados, o número de ramos ortotrópicos, que determina o número de segmentos nodais por planta, são variáveis mais importantes que o número de segmentos nodais em cada ramo.
Thesagro: Clonagem.
NAL Thesaurus: Coffea
Vegetative propagation
Data Created: 2015-12-29
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacaodaproducaoderamos.pdf380,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace