Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1032683
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MAIA, J. D. G.
RITSCHEL, P. S.
SOUZA, R. T. de
PEREIRA, G. E.
LEAO, P. C. de S.
PASSOS, F. M.
Additional Information: JOAO DIMAS GARCIA MAIA, CNPUV; PATRICIA SILVA RITSCHEL, CNPUV; REGINALDO TEODORO DE SOUZA, CNPUV; GIULIANO ELIAS PEREIRA, CNPUV / CPATSA; PATRICIA COELHO DE SOUZA LEAO, CPATSA; FÁBIO MONTEIRO PASSOS, Técnico em Viticultura no Vale do Submédio São Francisco.
Title: Avaliação da cultivar BRS Magna em condições de clima tropical Semiárido.
Publisher: In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE VITICULTURA E ENOLOGIA, 15.; CONGRESSO BRASILEIRO DE VITICULTURA E ENOLOGIA, 13., 2015, Bento Gonçalves. Resumos... Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho: Associação Brasileira de Enologia, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: BRS Magna
Cultivo.
Description: A produção de suco de uvas no Vale do Submédio São Francisco vem crescendo devido às vantagens comparativas do clima semiárido em relação às condições do sul do Brasil. Até a década passada a indústria na região tinha como base a produção e processamento da uva ‘Isabel Precoce’, única cultivar entre as tradicionais que se adaptou nas condições tropicais. Os produtos elaborados da uva ‘Isabel Precoce’, embora tenham sabor e aroma agradável, são pobres em coloração. A melhoria da qualidade foi alcançada com a produção de uvas tintureiras ‘BRS Cora’ e ‘BRS Violeta’. A c.v. ‘BRS Magna ’ ampliou as opções de uvas tintureiras para compor com o suco e vinho de mesa elaborado da uva ‘Isabel’. A ‘BRS Magna’ foi lançada em 2012 e tem ampla adaptação climática. Após avaliações em Bento Gonçalves-RS, Nova Mutum-MT e Petrolina-PE, confirmou o bom desempenho agronômico obtido nos campos de seleções da EVT em Jales, SP. Em Petrolina, PE, a BRS Magna foi avaliada em sistema pérgola, porta-enxerto IAC 572, com sucessivas podas mistas, deixando-se 144 a 196 gemas por planta. Para diminuir a dominância apical aplicou-se Etefom, e Cianamida Hidrogenada à 2,94 % para promover a brotação. A ‘BRS Magna’ tem bom vigor, vegetação semiaberta, dispensando a retirada de brotos laterais. Ela é susceptível ao míldio, oídio e a ferrugem da videira. A fertilidade de gemas foi de 2,0 cachos médios por ramo, resultando em altas produtividades. Em cinco ciclos produtivos a média foi 36,4ton ha-1ciclo-1, com duração de 106 dias. Obteve-se 2,5 safras por ano (91 tonha-1ano-1). A ‘BRS Magna’ não teve problemas com requeima de folhas. Destacou-se também pelo alto teor de açúcares, acima de 18 º Brix e conteúdo de matéria corante.
Thesagro: Uva
Variedade
Vitis Vinifera.
NAL Thesaurus: Vitis
Grapes
Data Created: 2015-12-30
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giuliano1.pdf53,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace