Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1034316
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAVALCANTE, F. A.
CARNEIRO JUNIOR, J. M.
BRAGA. A. P.
FEREEIRA, A. C. L.
PINHEIRO, A. K.
Additional Information: FRANCISCO ALOISIO CAVALCANTE, CPAF-AC; JOSE MARQUES CARNEIRO JUNIOR, CPAF-AC; Andressa Pereira Braga, Ufac; Aline Carolina Lopes Ferreira, Ufac; Antônia Kaylyanne Pinheiro, Uninorte.
Title: Teste do Anel em Leite (TAL) na detecção de brucelose no leite cru entregue a laticínios no Acre.
Publisher: In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 10., 2015, Rio Branco. Anais... Rio Branco: Ifac; Conif, 2015.
Pages: 5 p.
Language: pt_BR
Keywords: Pecuária leiteira
Leite in natura
Qualidade do leite
Teste do Anel em Leite (TAL)
Acre
Amazônia Ocidental.
Description: O agronegócio do leite e seus derivados desempenham um papel relavante na geração de emprego e renda e no suprimento de alimentos básicos para a população. Por esse motivo, é indispensável que seja produzido e distribuído dentro de padrões higiênicos, proporcionando menor risco de transmissão de doenças para o homem pois, através do leite podem ser transmitidas algumas zoonoses, entre estas, a brucelose. A identificação de rebanhos infectados por brucelose é de grande importância na prevenção e erradicação da doença. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi utilizar o teste do anel em leite como ferramenta de identificação de rebanhos potencialmente infectados, através de amostras coletadas em latões de leite entregues a laticínios do estado. Foram realizadas 150 coletas de amostras de leite nas plataformas de recepção de três diferentes laticínios, sendo 50 por laticínio, no período de outubro a dezembro de 2008. O Laticínio 1 apresentou maior quantidade de amostras positivas para brucelose (70%), seguido do Laticínio 3 (50%) e do Laticínio 2 (26%). Estes resultados demonstram que é elevada a possibilidade de prevalência da doença no Acre, evidenciando um controle eficiente da brucelose em muito rebanhos do estado. Conclui-se que é elevada a ocorrência de amostras positivas para brucelose bovina nos rebanhos que fornecem leite nos três principais laticínios do estado do Acre, sendo necessários, ainda, exames sorológicos confirmatórios nos animais que fornecem leite, para que se possa constatar a presença ou não, da brucelose nos rebanhos.
Thesagro: Brucelose.
Data Created: 2016-01-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25873.pdf337,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace