Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1044283
Título: Ocorrência de Pseudococcus cryptus Hempel (HEMIPTERA: Coccoidea: Pseudococcidae) em limão-siciliano no estado do Tocantins.
Autor: FERREIRA, C. de A.
SANTOS, R. S.
PERONTI, A. L. B. G.
MARTINELLI, N. M.
Afiliación: Cleidiane de Andrade Ferreira, Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Tocantins; RODRIGO SOUZA SANTOS, CPAF-Acre; Ana Lúcia Benfatti Gonzalez Peronti, Universidade Estadual Paulista; Nilza Maria Martinelli, Universidade Estadual Paulista.
Año: 2016
Referencia: In: SIMPÓSIO DE FITOSSANIDADE EM CITROS, 4., 2016, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: Unesp/FCAV, 2016.
Páginas: 4 p.
Descripción: Pseudococcus cryptus (Hempel, 1918) é uma espécie polífaga, amplamente distribuída no Sudeste Asiático, África Tropical, Mediterrâneo Oriental e América do Sul. Em Israel e no Japão é considerada praga de citros. No Brasil foi registrada para o Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, principalmente sobre plantas de café e citros. Amostras do pseudococcídeo foram obtidas sobre planta de limão-siciliano, localizada em área urbana no município de Paraíso do Tocantins, TO, em julho de 2015. Observou-se alta infestação das cochonilhas na parte aérea da planta, brotos, frutos e folhas. Registra-se aqui a primeira ocorrência de P. cryptus para o Estado do Tocantins e, Citrus limon como nova planta hospedeira desse pseudococcídeo no Brasil. Informações sobre formigas associadas à praga e forma de controle são incluídas.
Thesagro: Cochonilha
Praga
NAL Thesaurus: Citrus limon
Palabras clave: Citros
Limão-siciliano
Pseudococcus cryptus
Tocantins
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
26007.pdf400,02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace