Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1052432
Title: Atributos físicos de um Latossolo Amarelo em cronossequência sob sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta.
Authors: SALES, A.
SILVA, A. R.
VELOSO, C. A. C.
CARVALHO, E. J. M.
Affiliation: AGUST SALES, GRADUANDO UEPA; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU.
Date Issued: 2016
Citation: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA DO SOLO DA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2016, Capanema. [Anais]. [Belém, PA: UFRA], 2016.
Description: A estrutura é uma das características principais do solo sob o ponto de vista agrícola, tendo participação substancial nas relações soloplanta. O objetivo deste trabalho foi avaliar as as variações dos atributos físicos de um Latossolo Amarelo em cronossequência sob sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Os tratamentos avaliados foram: sistema iLPF amostrado em dois períodos de tempo, no ano 2011 (iLPF2011) e no ano de 2013 (iLPF2013) e floresta secundária como testemunha (FS) em quatro profundidades de solo. Os atributos do solo avaliados foram densidade do solo (Ds), porosidade total (PT), macroporosidade (MAC) e microporosidade (MIC). O sistema iLPF (iLPF2011 e iLPF2013) apresentou aumento de densidade e perda de porosidade apenas na camada superficiais quando comparado à floresta secundária. Houve diferença de MAC nas camadas 0-10 e 10-20 cm, tendo o iLPF2013 o maior valor. Houve aumento de microporos no sistema iLPF ao decorrer dos anos, quando comparado à FS. O sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta aos dois e quatro anos de implantação não proporcionou danos na estrutura do solo quando comparado às condições da floresta secundária.
Keywords: Densidade do solo
Porosidade total
Sistemas agrossilvipastoril
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
74.pdf261.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace