Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053068
Title: Classificação multivariada de comunidades de plantas invasoras em ecossistemas de pastagens cultivadas na região Nordeste paraense.
Authors: DUTRA, S.
QUEIROZ, W. T. de
SILVA, M. F. F. da
VIEIRA, I. C. G.
Affiliation: SATURNINO DUTRA, CPATU; WALDENEI TRAVASSOS DE QUEIROZ, UFRA; MANOELA FERREIRA FERNANDES DA SILVA, MPEG; IMA CÉLIA GUIMARÃES VIEIRA, MPEG.
Date Issued: 2005
Citation: Revista de Ciências Agrárias, n. 44, p. 65-78, jul./dez. 2005.
Description: O trabalho teve como objetivo classificar as espécies componentes das comunidades de invasoras em grupos homogêneos visando estabelecer estratégias de manejo e controle dessas espécies em ecossistemas de pastagens cultivadas regionais. Foram realizadas 36 amostragens sistemáticas em ecossistemas de pastagens de Brachiaria humidicola e Brachiaria brizantha durante o ano de 1999, períodos chuvoso e seco, em fazendas representativas das regiões de Castanhal, Terra Alta e Paragominas. Foram avaliadas a composição florística e estimados os parâmetros fitossociológicos das comunidades de invasoras. Utilizaram-se metodologias multivariadas de ordenamento-analise de agrupamento-analise discriminante, em forma seqüencial, para a classificação multivariadas das comunidades estudadas. Os procedimentos de análise multivariada foram efetuados utilizando-se o sistema SAS. Os resultados encontrados permitem formular os seguintes padrões de arranjo fitossociológicos de espécies invasoras: grupo I, constituído por espécies de alta importância fitossociológica, com altas freqüências, dominâncias e densidades, padrão de distribuição espacial agrupado, em geral de ciclo perene, hábito de crescimento arbustivo e subarbustivo, consistência lenhosa, reprodução por sementes e brotações de tocos e raízes, apresentando elevada importância em termos de manejo e controle; grupo II, formado por espécies de média importância fitossociológica, em geral de ciclo anual e perene, hábito de crescimento subarbustivo, consistência herbácea e lenhosa, reprodução por sementes e brotações de tocos e raízes, apresentando media importância em termos de manejo e controle; e grupo HI, constituído por espécies classificadas em outros grupos homogêneos, apresentando respostas fitossociológicas menos significativas, padrão de distribuição espacial aleatório e uniforme, em geral com menor importância em termos de manejo e controle nos ecossistemas estudados.
Thesagro: Manejo
Keywords: Planta invasora
Análise fitossociológica
Análise multivariada
Controle
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
N442.pdf3,88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace