Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053712
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, R. S.
ONODY, H. C.
SILVA, E. N. da
SUTIL, W. P.
OLIVEIRA, J. F. A. de
PENTEADO-DIAS, A. M.
Additional Information: RODRIGO SOUZA SANTOS, CPAF-Acre; Helena Carolina Onody, Universidade Federal de São Carlos; Elisandro Nascimento da Silva, Bolsista PIBIC/FAPAC/Capes; Weidson Plauter Sutil, Bolsista PIBIC/FAPAC/Capes; José Fernando Araújo de Oliveira, Bolsista PIBIC/ CNPq/Embrapa; Angélica Maria Penteado-Dias, Universidade Federal de São Carlos.
Title: Ichneumonidae (Hymenoptera) capturados em armadilhas Malaise, em Rio Branco, AC.
Publisher: In: In: CONGRESSO ONLINE DE AGRONOMIA CONVIBRA, 4., 2016. Anais... Disponível em: <http://www.convibra.com.br/publicacoes.asp?ev=93&lang=en>. Acesso em: 28 set. 2016.
Pages: 7 p.
Language: pt_BR
Keywords: Ichneumonidae (Hymenoptera)
Vespa parasitoide
Armadilha Malaise
Acre
Amazônia Ocidental.
Description: A ordem Hymenoptera abriga espécies com hábitos parasitas ou predadores de outros insetos e, ainda, espécies polinizadoras de plantas. Constituem um grupo muito diversificado no que tange aos hábitos alimentares e comportamentais. As vespas parasitoides participam em mais de 50% das cadeias alimentares dos ambientes terrestres. A família Ichneumonidae é uma das maiores entre os Insecta, com aproximadamente 60.000 espécies descritas, sendo cerca de 17.000 na região Neotropical. Embora sua importância seja evidente, estudos da biodiversidade de parasitoides na região amazônica são escassos. Neste sentido, o objetivo deste levantamento foi aumentar o conhecimento sobre a fauna de Ichneumonidae no estado do Acre. Foram instaladas duas armadilhas Malaise (uma na bordadura e outra no interior) em um remanescente florestal, localizado no município de Rio Branco, AC. Semanalmente os frascos coletores, contendo álcool a 90%, eram recolhidos e trocados por novos. O material foi triado em laboratório e os parasitoides identificados em nível de subfamília, sob microscópio estereoscópio. A armadilha localizada na bordadura capturou 133 parasitoides de 13 subfamílias, enquanto a localizada no interior da mata capturou 210, de 15 subfamílias. As principais subfamílias foram Cryptinae e Cremastinae, correspondendo a aproximadamente 75% de todos os parasitoides capturados neste levantamento.
Thesagro: Fauna.
Data Created: 2016-09-29
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26130.pdf387,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace