Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053730
Título: Caracterização da estrutura demográfica e ocupação da área basal em cinco áreas de mata ciliar da região Nordeste paraense.
Autoria: COSTA, C. A.
SANTOS, J. C. dos
RODRIGUES, C. F. A.
MOTA, E. S.
SOARES, M. H. M.
RUSCHEL, A. R.
Afiliação: CRISTIENY AMARAL COSTA, FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
JÉSSICA COSTA DOS SANTOS, FUNDAÇÃO AMAZÔNIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS
CAIO FELIPE ALMEIDA RODRIGUES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
ELIANE SOUZA MOTA, ESCOLA TÉCNICA AGROINDUSTRIAL JUSCELINO KUBITSCHECK DE OLIVEIRA
MARCIO HOFMANN MOTA SOARES, CPATU
ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CPATU.
Ano de publicação: 2016
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 4., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2016.
Páginas: p. 11-15.
Conteúdo: As matas ciliares são encontradas nas margens dos rios e mananciais e são responsáveis por proteger os cursos d'água do assoreamento, da obstrução de alguns trechos do rio pelo aumento no volume de terra e outros sedimentos carregados pela correnteza. Realizou-se o inventário florístico próxima ao leito do igarapé na região nordeste paraense, nas respectivas áreas de monitoramento: Ceará, Monte-verde, São Francisco, Ver-o-peixe e Vitório. Objetivou-se neste trabalho caracterizar a estrutura demográfica e ocupação da área basal em cinco áreas de mata ciliar da região nordeste paraense. Com base, nestes dados coletados (diâmetros, espécie) foram calculadas a abundância e área basal absoluta e relativa dos indivíduos identificados por local e tamanho de classes diamétricas e/ou altura. Foram registrados 1.213 indivíduos, sendo a maior proporção encontrada na área São Francisco que obteve 10.039 indivíduos por hectare, enquanto à área basal destacou-se Ceará com 34,2%. A distribuição da demografia apresentou alta similaridade na proporcionalidade da distribuição dos indivíduos nas classes de tamanhos (muda, vara, árvore) e averiguamos que a quantidade de indivíduos apresentados por área não necessariamente implica no acúmulo da maior área basal.
Thesagro: Área Basal
Palavras-chave: Área preservação permanente
Arbusto-arbóreo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic2016p11.pdf388.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace