Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053924
Título: Avaliação fenológica da espécie Evolvulus glomeratus Nees & C. Mart. (Convolvulaceae).
Autor: ASSIS, R. M. A. de
LAMEIRA, O. A.
COSTA, K. J. A.
MOURA, R. C.
FERNANDES, V. dos S.
ALVES, H. F.
Afiliación: Rafael Marlon Alves de Assis, GRADUANDO UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Keila Jamille Alves Costa, GRADUANDA UFRA; Raíssa Couteiro Moura, GRADUANDA UFPA; Vanessa dos Santos Fernandes, GRADUANDA Estácio-Faculdade de Castanhal; Heliana Ferreira Alves, GRADUANDA Faculdade Metropolitana da Amazônia.
Año: 2016
Referencia: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 4., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2016.
Páginas: p. 318-322.
Descripción: Evolvulus glomeratus Nees & C. Mart., pertence à família Convolvulaceae. Originária da América do Sul. No Brasil sua ocorrência é presente em todas as regiões e com diversos nomes populares como o melhoral, tendo propriedades medicinais como antitérmico, dores corporais. O estudo sobre a fenologia oferece informações que podem ser aplicadas para o uso e coleta de material vegetal. O objetivo do trabalho foi de avaliar o período de floração e frutificação da Evolvulus glomeratus Nees & C. Mart., correlacionando com a precipitação pluviométrica com intuito de identificar a época mais adequada para a coleta e utilização das folhas da espécie. O trabalho foi realizado na coleção do horto de plantas medicinais da Embrapa Amazônia Oriental situada no município de Belém-PA. Foram registrados diariamente no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2015 os dados de floração e frutificação. Os dados coletados foram anotados em fichas de campo e tabulados em planilhas do Excel. Os valores de precipitação foram fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). As menores médias de número de dias de floração foram observadas nos meses de julho, maio e abril com 3,75; 5,2 e 7,4 dias respectivamente. Sendo que os maiores picos de floração coincidiram com os menores índices de precipitação pluviométrica. Quanto a frutificação a maior média de número de dias foi verificada no mês de outubro com 1,8 dias. Onde o maior pico de frutificação coincidiu com o menor índice de precipitação. Os meses indicados para coleta e uso das folhas são julho, maio e abril, apresentando as menores médias das fenofases.
Thesagro: Frutificação
Floração
Palabras clave: Precipitação pluviométrica
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Pibic2016p318.pdf367,71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace