Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1054811
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: JESUS, T. S. de
GIONGO, V.
GONÇALVES, M.
SANTANA, M. da S.
ALMEIDA, L. E. da S.
Additional Information: TAMIRES SANTOS DE JESUS, Bolsista FACEPE; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; MARIANA GONÇALVES, Bolsista CNPq; MÔNICA DA SILVA SANTANA, UFPE; LARISSA EMANUELLE DA SILVA ALMEIDA, Mestranda da UEFS.
Title: Impacto da mudança do uso da terra nos teores de carbono do solo no Semiárido brasileiro.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 11., 2016, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2016.
Pages: p. 143-150.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 271).
Language: pt_BR
Keywords: Fracionamento granulométrico.
Description: A retirada da vegetação nativa para introdução de cultivos agrícolas pode resultar em maior decomposição da matéria orgânica do solo, contribuindo para a perda das suas qualidades química, física e biológica. O objetivo deste trabalho foi verificar o impacto da mudança do uso da terra em sistemas agrícolas na quantidade e qualidade da matéria orgânica do solo (MOS), medido por meio dos teores de carbono total (CT), carbono total na fração particulada (COP) e carbono total associado aos minerais (CAM). O estudo foi realizado em um Argissolo Vermelho Amarelo distrófico, no campo experimental da Caatinga da Embrapa Semiárido, em Petrolina- PE, sob os seguintes usos da terra: caatinga preservada, gliricídia, leucena e pastagem com capim buffel. Foram coletadas quatro amostras compostas de solo em cada uso da terra, em diferentes profundidades, até 100 cm. As amostras foram fracionadas granulometricamente e o teor de C no solo e nas frações foram determinados em analisador elementar ? LECO modelo CHN 600. Os maiores teores de CT e CAM foram encontrados nos usos da terra gliricídia e leucena, o que pode ser explicado devido à maior produção de biomassa e deposição de liteira desses sistemas durante todo o ano, sugerindo que os mesmos possuem o potencial de aumentar os estoques de carbono no solo e de armazená-lo a longo prazo quando comparado à vegetação remanescente do Semiárido brasileiro.
Thesagro: Solo
Recurso natural
Carbono
Caatinga
Matéria Orgânica
Uso da Terra.
NAL Thesaurus: Soil
Data Created: 2016-10-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PDF20..pdf63,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace