Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058859
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA NETO, M. B. de
QUEIROZ, A. F. de
MEDEIROS, J. F. de
SANTOS, J. C. P. dos
PARAHYBA, R. da B. V.
Additional Information: MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; ALEXSANDRA FERNANDES DE QUEIROZ, IFRN; JACIMÁRIA FONSECA DE MEDEIROS, UERN; JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS.
Title: A influência da litologia e das formas de relevo nos solos do entorno de um reservatório de água situado no município de Pau dos Ferros-RN.
Publisher: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016, Campina Grande. Diversidade: aprender o Semiárido, no Semiárido e com o Semiárido. Campina Grande: CEMEP: INSA, 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Semiárido brasileiro
Formação dos solos
Levantamento de solos
Description: Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre as diferentes classes de solos com a geologia e o relevo na área de entorno do Açude Pau dos Ferros, localizado no município de Pau dos Ferros-RN. A área encontra-se inserida na Depressão Sertaneja, com clima do tipo Bsh de Köppen-Geiger. Os solos foram identificados de acordo com suas características morfológicas, descritos em barrancos de estrada ou em minitrincheiras devidamente georreferenciadas por meio de caminhamentos em toda área de estudo. Foram elaborados no ArcGis 10.1, a partir de arquivos no formato shapefile, o mapa geológico e o mapa das Geofácies, com os principais solos que ocorrem nos Geofácies Depressão Semiárida com relevo movimentado e Depressão Semiárida plana e suavemente ondulada. Nos Geofácies citados, predominam geologias com rochas graníticas, gnáissicas, biotita-gnaisses ricas em minerais de quartzo, feldspatos e biotitas, que influenciam diretamente na formação e diferenciação dos solos identificados no estudo de Zoneamento da área do entorno do Açude Pau dos Ferros. Portanto, as características dos solos identificados têm uma forte relação com a geologia e o relevo local, fatores mais ativos na formação dos mesmos. Compreende-se também que a utilização da unidade geoambiental no nível de Geofácie se adequa satisfatoriamente para a compartimentação de pequenas áreas, visando estabelecer uma análise mais detalhada do ambiente.
Data Created: 2016-12-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016088.pdf703,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace