Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1059684
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DUARTE, G. S. D.
HOOGERHEIDE, E. S. S.
REIS, J. C. dos
SOUZA, G. F.
SILVA, J. F. V.
Additional Information: GISELE SOARES DIAS DUARTE, UFMT-SINOP; EULALIA SOLER SOBREIRA HOOGERHEIDE, CPAMT; JULIO CESAR DOS REIS, CPAMT; GRAZIELLY FARIA SOUZA, UFMT-SINOP; JOAO FLAVIO VELOSO SILVA, GPR.
Title: Produção de farinha de mandioca: subsistência e tradição cultural na comunidade São Benedito, Poconé, MT, Brasil
Publisher: In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 2.; JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 1.; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 6; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLÓGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLÓGICAS DE MATO GROSSO DO SUL, 2., 2016, Dourados. Agroecologia e soberania alimentar: saberes em busca do bem viver: anais. Dourados: UFGD, 2016. Não paginado. Agroecol 2016. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Comunidade tradicional
Description: O cultivo da mandioca é a mais importante atividade para a subsistência econômica e alimentar de muitas comunidades no Brasil. O objetivo do trabalho foi realizar um registro da produção da farinha e o uso das variedades locais de mandioca encontradas nas roças da comunidade São Benedito, Poconé, estado do Mato Grosso. A coleta dos dados foi realizada através de entrevistas participativas, semiestruturada, com perguntas abertas e fechadas. A etnovariedade ?Brava? é a mais utilizada devido sua alta rentabilidade na produção de farinha. A maior dificuldade encontrada pela comunidade é em relação ao manejo da cultura, como pragas. A farinha produzida tem grande aceitação em Poconé, e possui mercado para ampliar as vendas. A automação ou não do descascamento da mandioca quando da fabricação é alvo de opinião de divergência entre os agricultores. A continuidade dessa tradição é fundamental para evitar a erosão genética, bem como a erosão cultural e social, porém há ameaças devido a mudança dos filhos dos agricultores para a capital, e restando apenas os mais velhos na atividade.
Thesagro: Comunidade rural
Roca
Data Created: 2016-12-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016cpatmhoogerheideProducaofarinhamandiocatradicaocultural.pdf477,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace