Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1060296
Título: Uma síntese sobre a fertilidade natural química dos solos do Estado de Alagoas.
Autor: ARAUJO FILHO, J. C. de
MARQUES, F. A.
Afiliación: JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; FLAVIO ADRIANO MARQUES, CNPS.
Año: 2016
Referencia: In: REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 3., 2016, Aracaju. Integração e uso do conhecimento para uma agricultura sustentável no Nordeste. Aracaju: SBCS, Núcleo Regional Nordeste, 2016.
Descripción: Conhecer a fertilidade natural dos solos é imprescindível para o planejamento de pesquisas e para as práticas de uso, manejo e conservação das terras. O presente estudo objetivou apresentar uma síntese sobre a fertilidade natural química dos solos do estado de Alagoas. Como estratégia de estudo foi realizada uma compartimentação geoambiental do estado e nos compartimentos foram selecionados solos representativos. Como indicador da fertilidade natural química dos solos foram utilizados a soma de bases trocáveis (SB) e o alumínio trocável (Al3+). Os resultados mostraram que a fertilidade natural química dos solos é baixa a muito baixa na zona úmida costeira e muito variada no ambiente semiárido, desde alta até muito baixa, conforme o material de origem dos solos. Foram constatados teores muito elevados de alumínio trocável em solos formados a partir de sedimentos da Formação Maceió e em várzeas com influência de sedimentos fluviomarinhos.
Palabras clave: Geoambientes de Alagoas
Soma de bases trocáveis
Alumínio trocável
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2016127.pdf214.78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace