Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1064753
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMEDEIROS, T. A. F.
dc.date.accessioned2024-10-23T15:53:52Z-
dc.date.available2024-10-23T15:53:52Z-
dc.date.created2017-02-20
dc.date.issued2016
dc.identifier.citation2016.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1064753-
dc.descriptionO estudo objetivou avaliar as emissões de dióxido de carbono (C02), óxido nitroso (N20) e metano (CH4) provenientes do solo em sistema silvipastoril de produção de caprinos de corte na região do sertão pernambucano. As avaliações foram divididas em duas ações: monitoramento das emissões e determinação dos fatores de emissão de dejetos. Na primeira ação, foram monitorados os fluxos de gases de efeito estufa (GEEs) do solo em três áreas que compõem o sistema silvipastoril estudado (capim buffel, Caatinga nativa e Caatinga pastejada). Foram realizadas 52 coletas durante os meses de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2016. Na segunda ação, avaliou-se, por meio de dois experimentos, o efeito da deposição dos dejetos dos caprinos sobre as emissões de GEEs do solo. O primeiro experimento foi realizado de março a abril de 2015 e foram comparadas as emissões em função da deposição de diferentes doses de urina e de fezes sobre o solo (0%, 50%, 100% e 150% das quantidades produzidas por cada evento de micção e de defecação de um caprino). O segundo experimento foi realizado em outubro de 2015, comparando as emissões de GEEs a partir da deposição de urina e de fezes de caprinos sobre o solo (dose 100%). No monitoramento das emissões das áreas que compõem o sistema silvipastoril avaliado, as áreas pastejadas apresentaram, ao longo de um ano de avaliação, emissões acumuladas de N20 inferiores às da área de Caatinga nativa. A Caatinga nativa apresentou, ao longo de um ano de avaliação, maiores emissões acumuladas de CH4 e menores emissões acumuladas de CO2 que as áreas pastejadas por caprinos. O experimento 1 de fatores de emissão de dejetos, não houve diferença significativa entre os tratamentos avaliados. No experimento 2 houve diferença significativa apenas para N20, com o tratamento controle apresentando emissões positivas e maiores que as emissões do tratamento urina. A deposição de fezes e de urina de caprinos sobre o solo não afetaram as emissões de N20 e de CH4, porque as condições de umidade do solo limitam a decomposição dos dejetos e a produção desses gases. Portanto, as emissões foram mais influenciadas por condições climáticas da área experimental do que pelos animais ou pelos dejetos.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCenchrus ciliares
dc.subjectÓxido nitroso
dc.subjectMudanças Climáticas
dc.subjectBuffel grass
dc.subjectCaprino de Corte
dc.subjectSistema silvipastoril
dc.subjectRegião Semiárida
dc.subjectEmissão de gases
dc.titleGases de efeito estufa do solo em um sistema silvipastoril de caprinos de corte no Sertão pernambucano.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroCaatinga
dc.subject.thesagroCapim buffel
dc.subject.thesagroDióxido de carbono
dc.subject.thesagroGramínea Forrageira
dc.subject.thesagroCaprino
dc.subject.thesagroMetano
dc.subject.thesagroEfeito Estufa
dc.subject.nalthesaurusClimate change
dc.subject.nalthesaurusPasture plants
dc.subject.nalthesaurusCarbon nitride
dc.subject.nalthesaurusMethane
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina. Orientada por Salete Alves de Moraes, Embrapa Semiárido; Coorientada por Diana Signor Deon, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent270 f.
riaa.ainfo.id1064753
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-23
dc.contributor.institutionTHAIANY ARAÚJO FERREIRA MEDEIROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Dissertacao-Gases-de-efeito-estufa-no-solo-2016.pdf1.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace