Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065672
Título: Desenvolvimento inicial das árvores em povoamentos monoespecíficos e mistos de Eucalyptus urograndis e Acacia mangium.
Autoria: FARIAS, J. B.
SILVEIRA, A.
WANDSCHEER, R. B.
BEHLING, M.
Afiliação: JAQUELINE BENTO FARIAS, UFMT-SINOP; ALINE SILVEIRA, UFMT-SINOP; ROSANE BETINA WANDSCHEER, UFMT-SINOP; MAUREL BEHLING, CPAMT.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 5., 2016, Sinop. Anais. Sinop, MT: Embrapa, 2017. p. 39-43.
Conteúdo: A grande procura por produtos florestais tem levado a um progressivo aumento dos povoamentos florestais monoespecíficos, de rápido crescimento, como os de eucaliptos, que apresentam alto potencial de exportação e redução dos estoques de N do ecossistema. Essa redução de N no solo, deve ser compensada de alguma forma, e uma alternativa ao oneroso processo de adubação que vem se destacando é o plantio misto com espécies fixadoras de nitrogênio. Quando o suprimento de N pela mineralização da MO e pelas deposições atmosféricas não são suficientes para atender às necessidades das árvores, adições suplementares de N, por meio de fertilização mineral ou orgânica, esta última via fixação biológica de N2 por leguminosas, podem constituir uma alternativa interessante (BINKLEY et al., 2000; FORRESTER et al., 2006). A introdução de espécies leguminosas arbóreas fixadoras de nitrogênio em povoamentos de eucaliptos, pode aumentar a eficiência de uso dos nutrientes uma vez que estes nutrientes são incorporados à biomassa e devolvidos ao solo via serapilheira, contribuindo com a manutenção ou restauração da fertilidade do solo e, por conseguinte, da produtividade florestal em longo prazo. Além disso, o aproveitamento do solo no consórcio de uma leguminosa arbórea comoutras espécies pode ser mais eficiente devido às diferenças no sistema radicular e nas exigências nutricionais (KLEINPAUL et al., 2010). Nesse contexto, a espécie Acacia mangium destaca-se como opção silvicultural em sistemas consorciados, sobretudo em áreas com solos de baixa fertilidade,devido a fixação biológica de nitrogênio, que, além de favorecer a ciclagem desses nutrientes, incorpora o N no solo para absorção por outras culturas (JARAMILLO-BOTERO, 2008), e também devido ao seu potencial para produção de madeira com baixo acúmulo de nutrientes (BALIEIRO et al., 2004). Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar as variáveis dendrométricas (diâmetro e altura) em plantios homogêneos e mistos de Eucalyptus urograndise Acacia mangium aos 15 meses após o plantio.
NAL Thesaurus: Acacia mangium
Palavras-chave: Eucalyptus urograndis
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016cpamtbehlingdesenvolvimentoarvorepovoamentomistourograndisacaciamangiump39.pdf202,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace