Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1066551
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSECCO, L. B.
dc.date.accessioned2025-08-08T19:48:01Z-
dc.date.available2025-08-08T19:48:01Z-
dc.date.created2017-03-08
dc.date.issued2009
dc.identifier.citation2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1066551-
dc.descriptionCom a crescente demanda por informações sobre sementes não comerciais ou acessos de hortaliças, visando sua utilização para os mais diversos fins, toma-se fundamental o conhecimento fisiológico da germinação que é o ponto de partida para a utilização e exploração, de forma racional, dessas sementes potenciais. Objetivou-se com esta pesquisa, avaliar a germinabilidade e longevidade de sementes de acessos de melão (Cucumis meio L.) submetidas a diferentes níveis de sal no substrato, visando à identificação de material genético que possa propiciar a elevação na tolerância aos sais na cultura do melão.No primeiro experimento foi investigada a porcentagem de germinação em gerbox que ocorreram em quatro lotes de sementes comerciais de melão com o aumento dos níveis de sal refletindo em alterações fisiológicas. No segundo experimento, foi feita uma analise comparativa entre 4 lotes de sementes comerciais com o de 22 lotes de acessos de melão ( Cucumis meio L.) sob a CE 16 dS/m -1 , considerada limitante no primeiro experimento, ficou evidenciado o melhor rendimento dos acessos. No terceiro experimento, foi investigado a tolerância a três CE's 017, 2,23 e 4,95, dS/m -1 em casa de vegetação de 6 lotes de sementes de melão (Cucumis meio L.) dentre comerciais e acessos, ficou evidenciado mais uma vez o melhor rendimento dos acessos quanto a tolerância à salinidade. Os acessos 11 e 19 e a cultivar Eldorado 300 se mostraram os genótipos mais resistentes ao estresse salino, demonstrando bons resultados em todos os aspectos fisiológicos avaliados neste estudo.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAcesso de melão
dc.subjectComparação da germinação
dc.titleAvaliação de tolerância à salinidade em acessos de melão.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroMelão
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroSalinidade
dc.subject.thesagroCucumis Melo
dc.subject.thesagroGerminação
dc.subject.nalthesaurusCucumis
dc.subject.nalthesaurusMelons
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Agronomia) - Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, BA. Orientada por Sérgio Oliveira Pinto de Queiroz; coorientada por Bárbara França Dantas, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent2116 f.
riaa.ainfo.id1066551
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-08
dc.contributor.institutionLETÍCIA BARROS SECCO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-de-tolerancia-Melao-.2009.pdf46.64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace