Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1071179
Título: Aspectos biofísicos de frutos e sementes e emergência de plântulas de santol.
Autor: LEÃO, N. V. M.
CAMPOS, M. V. A.
FELIPE, S. H. S.
CARDOSO, R. S.
SHIMIZU, E. S. C.
Afiliación: NOEMI VIANNA MARTINS LEAO, CPATU; Marcus Victor Almeida Campos, GRADUANDO UFPA; Sérgio Heitor Sousa Felipe, DOUTORANDO UFV; Renata Sena Cardoso, GRADUANDA UFRA; ELIZABETH SANTOS CORDEIRO SHIMIZU, CPATU.
Año: 2017
Referencia: Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 14, n. 25, p. 146-157, 2017.
Descripción: A biometria de sementes é uma variável de fácil medição que pode indicar a existência de variabilidade genética favorecendo a produção de mudas com elevado padrão de qualidade. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a morfometria e massa fresca de frutos e sementes e a emergência inicial de plântulas de três matrizes de santol [Sandoricum koetjape (Burm. f.) Merr.]. Os frutos e sementes são procedentes de três árvores matrizes localizadas em Belém, estado do Pará. Para as variáveis biofísicas de frutos e sementes foram utilizados 50 e 100 amostras, respectivamente. A emergência de plântulas foi realizada em substrato areia com serragem, na proporção de 1:1, constando de quatro repetições com 25 sementes. Observou-se elevada variabilidade para massa fresca dos frutos e sementes, número de sementes por fruto, massa fresca do número de sementes por fruto. As árvores matrizes de santol apresentaram potencial para coleta de sementes a serem destinadas para produção de mudas.
Thesagro: Arborização
Biometria
Semente
Palabras clave: Santol
Sandoricum koetjape
DOI: 10.18677/EnciBio_2017A14
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Biosferajun2017AspectosBiofisicosSantol.pdf237.22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace