Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1071215
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: REZENDE, E. H.
AUER, C. G.
HIGA, A. R.
SANTOS, A. F. dos
SILVA, L. D.
Additional Information: Eduardo Henrique Rezende, Doutorando, Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal UFPR; CELSO GARCIA AUER, CNPF; Antonio Rioyei Higa, Professor Doutor, Departamento de Ciências Florestais, UFPR; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF; Luciana Duque Silva, Professor Doutor, Departamento de Ciências Florestais, Universidade de São Paulo.
Title: Fungos associados à mancha foliar e ao cancro de Eucalyptus grandis Hill (ex Maiden), em dois locais do Estado de São Paulo.
Publisher: Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 14, n. 25, p. 726-735, 2017.
Language: Portugues
Description: As espécies de Eucalyptus são as mais cultivadas no Brasil, porém durante o ciclo da cultura algumas doenças bióticas como a mancha foliar e o cancro podem interferir no desenvolvimento das árvores e reduzir a produtividade. Conhecer os fungos associados a essas doenças é de fundamental importância no estabelecimento de medidas de controle e na escolha de matériais genéticos resistentes. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi avaliar os fungos causadores de mancha foliar e do cancro e descrever os sintomas, em uma população de Eucalyptus grandis, plantada em dois locais no estado de São Paulo. O levantamento foi efetuado em Anhembi e Itatinga focando a avaliação nos fungos associados à mancha foliar e cancros, em cada área, aos 15 e 27 meses de idade de plantio. Amostras sintomáticas de folhas e troncos foram coletadas e levadas para isolamento e identificação dos patógenos. A frequência dos fungos e a descrição dos sintomas foram feitas para cada doença. Para mancha foliar, foram associados Kirramyces epicoccoides e Cylindrocladium sp. sendo o primeiro o mais frequente nos dois locais e nas duas avaliações. Na primeira avaliação, houve maior presença de Cylindrocladium sp. em Itatinga. Em relação ao cancro, Crysoporthe cubensis foi o principal patógeno e Botryosphaeria sp. observado em menor frequência.
Thesagro: Eucalipto
Patógeno
Doença de planta
Fungo
Cancro
Eucalyptus Grandis
Mancha Foliar
NAL Thesaurus: Plant diseases and disorders
Plant pathogens
Data Created: 2017-06-21
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017-CelsoA-EB-Fungos.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace