Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076205
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BOGNOLA, H. B.
BOGNOLA, I. A.
SOARES, M. T. S.
MATOS, M. de F. da S.
WREGE, M. S.
AGUIAR, A. V. de
Additional Information: Hugo Barbosa Bognola, PUC PR; ITAMAR ANTONIO BOGNOLA, CNPF; MARCIA TOFFANI SIMAO SOARES, CNPF; Maria de Fátima da Silva Matos, PUC PR; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; ANANDA VIRGINIA DE AGUIAR, CNPF.
Title: Caracterização e classificação de solos sob populações naturais de erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hill.) no Centro-Sul brasileiro.
Publisher: In: SIMPÓSIO MINEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 4., 2017, Viçosa, MG. Solos no espaço e tempo: trajetórias e tendências: anais. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Solos, 2017.
Pages: 3 p.
Language: pt_BR
Keywords: Fitogeografia
Conservação genética
Description: Neste trabalho, procurou-se compreender quais fatores do solo e de relevo condicionam a ocorrência de erva mate (Ilex paraguariensis St. Hill.) em seus ambientes naturais, a fim de auxiliar na definição de estratégias voltadas à conservação e manejo. De outubro de 2015 a novembro 2016 foram selecionadas árvores de ervamate em populações nativas de quatro diferentes localidades no centro-sul brasileiro. Nesses locais, indivíduos da espécie foram amostrados e georreferenciados (latitude, longitude, altitude), o relevo e o solo foram caracterizados e classificados, o que permitiu uma avaliação preliminar do meio físico. Verificou-se ampla variabilidade ambiental nas áreas de ocorrência das populações naturais avaliadas, distribuídas em ao menos treze classes distintas de solos, considerando o 2º nível categórico do sistema brasileiro de classificação de solos. As principais classes de solos observadas foram: Latossolos Vermelhos e ou Brunos (32%), Cambissolos Húmicos ou Háplicos (28%), Neossolos Litólicos e ou Regolíticos (25%) e Nitossolos Vermelhos e ou Brunos (14%). A maioria (57%) dos locais apresentou solos profundos ou muito profundos. Os locais pouco profundos (20%), rasos (18%) e ou muito rasos (6%) representaram 43% dos pontos avaliados. Conclui-se de forma preliminar que as populações naturais de erva mate estudadas estão situadas em locais muito diferentes em termos do meio físico. É pertinente ampliar os estudos em outros locais sob o aspecto pedológico, a fim de fornecer subsídios para o estabelecimento de estratégias de conservação e uso desta espécie em ambientes naturais e manejados nos diferentes sistemas de produção da cultura.
Thesagro: Ilex paraguariensis
Solo florestal
Biogeografia
Pedologia
Data Created: 2017-09-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017AACItamarSMCSCaracterizacao.pdf198,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace