Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076292
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PIRES, H. C. G.
LAMEIRA, O. A.
ISHIDA, A. K. N.
CARVALHO, A. N. C. de
Additional Information: Helaine Cristine Gonçalves Pires, DOUTORANDA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; ALESSANDRA KEIKO NAKASONE ISHIDA, CPATU; Antônio Naldiran Carvalho de Carvalho, GRADUANDO UFRA.
Title: Ação da óleoresina de copaíba na inibição do crescimento micelial in vitro de fitopatógenos.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Copaifera reticulata
Óleoresina
Fungos.
Description: As plantas medicinais possuem substâncias denominadas de metabólitos secundários que se encontram em interações entre espécie vegetal e o patógeno. O presente trabalho objetivou-se avaliar a ação de diferentes concentrações da óleoresina de copaíba sobre o crescimento micelial in vitro de fitopatógenos. O experimento foi conduzido no Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Amazônia Oriental. Foram utilizados os fungos Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae, Fusarium solani e Rhizoctonia solani. A óleoresina foi incorporada ao meio de cultura batata dextrose ágar (BDA), nas concentrações de 0, 1, 2 e 3% (v/v). Depositou-se um disco de micélio de 8 mm de diâmetro de micélio fúngico no centro de placas de Petri contendo o meio com o óleo. A determinação do crescimento micelial foi realizada diariamente com auxílio de um paquímetro, até que o patógeno em um dos tratamentos atingisse uma das extremidades da placa. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 4 (3 isolados fúngicos x 4 concentrações), totalizando 12 tratamentos com 5 repetições. Os resultados mostraram que à medida que se aumentava a concentração da óleoresina ocorria a redução do crescimento micelial, demonstrando com isso a eficiência das concentrações da óleoresina na inibição do crescimento micelial in vitro dos fitopatógenos quando comparada com a ausência do referido óleo.
Thesagro: Copaíba.
Data Created: 2017-09-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisPibic2017Online30.pdf380,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace