Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076723
Título: Comportamento da floração em inflorescências de acessos de açaí branco (Euterpe oleracea Mart) em Belém, PA.
Autor: NASCIMENTO, H. F. S. B. do
OLIVEIRA, M. do S. P. de
Afiliación: Hugo Felipe Santa Brigida do Nascimento, GRADUANDO UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU.
Año: 2017
Referencia: In: CONVIBRA AGRONOMIA, 5., 2017, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: Instituto Pantex de Pesquisa, 2017.
Descripción: O objetivo do trabalho foi avaliar a dinâmica dos eventos de floração em inflorescência de açaizeiro do tipo branco em Belém-PA. Foram marcadas 30 brácteas próximas da maturação representantes de 17 acessos do Banco de Germoplasma de açaí branco da Embrapa Amazônia Oriental, no período de julho a setembro de 2016. O comportamento da floração foi avaliado, diariamente, desde a exposição da inflorescência até a antese da última flor, por meio da duração dos eventos: abertura de bráctea (AB), fase masculina (FM), intervalo entre fases (IEF), fase feminina (FF), floração total (FT) e o período total da floração (PTF), todos expressos em dias. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Em média, foram gastos 2,5 dias para início da floração, após a abertura da bráctea, com a fase masculina ocorrendo por primeiro e durando 12,5 dias. Em seguida, houve um intervalo de 2 dias, para o início da fase feminina que durou 4 dias. No total foram gastos 18,5 dias para completar a floração nas inflorescências. As inflorescências dos acessos 23 e 50 gastaram menos e mais dias para completar as fases de floração, respectivamente. O evento IEF expressou a maior variação entre os acessos com mais de 50%. Podendo-se considerar que, o comportamento da floração, nas inflorescências dos acessos de açaí branco foram similares, sem o registro de sobreposição das fases masculina e feminina.
Thesagro: Germoplasma
Palabras clave: Eventos florais
Açaizeiro
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
20178813576.pdf139.16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace