Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076972
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MANJOLIN, R. C.
GREGO, C. R.
RODRIGUES, C. A. G.
QUARTAROLI, C. F.
TOSTO, S. G.
Additional Information: RODOLFO CORREA MONJOLIN, ESTAGIÁRIO CNPM; CELIA REGINA GREGO, CNPTIA; CRISTINA APARECIDA G RODRIGUES, CNPM; CARLOS FERNANDO QUARTAROLI, CNPM; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM.
Title: Caracterização espacial da química e física do solo cultivado com seringueira na região noroeste do estado de São Paulo.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 11., 2017, Campinas. Anais... Campinas: Instituto Agronômico (IAC), 2017.
Pages: 11 p.
Language: pt_BR
Keywords: Geoestatística
Variabilidade espacial.
Description: A heveicultura apresenta grande potencial de expansão no Estado de São Paulo, o que torna um estudo sobre as características de solo que influenciam no desenvolvimento das plantas de suma importância. O objetivo deste trabalho foi caracterizar espacialmente, quanto à fertilidade e à granulometria, por meio da geoestatística, o solo de áreas de cultivo da seringueira em uma sub-bacia do Rio Tietê localizada no Noroeste do Estado de São Paulo. Para a análise de solo foram coletadas 34 amostras dispostas em pontos georreferenciados, e os dados de fertilidade e granulometria do solo foram analisados pela estatística descritiva e geoestatística. Os parâmetros de dependência espacial obtidos pelo ajuste do semivariograma foram utilizados para a interpolação por krigagem ordinária e os mapas de faixas de valores foram elaborados. Os pontos amostrados em seringais de diferentes idades em dois tipos representativos de solo (Latossolo Vermelho e Argissolo) mostraram textura arenosa e de baixa fertilidade, principalmente em profundidade de 20-40 cm, com baixos teores de P e de saturação por bases. Houve dependência espacial de moderada a forte para pH, Ca, SB e CTC nas duas profundidades e para as três classes texturais (areia, silte e argila) de 0-20 cm. Os mapas expressaram baixa fertilidade, principalmente na região central do Município de Planalto, demandando maior correção para a adubação e calagem em plantios de seringueira nessa região.
Thesagro: Fertilidade
Heveicultura.
Granulometria
Data Created: 2017-10-09
ISBN: 978-85-7029-141-7
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4853.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace