Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077427
Título: Desempenho de bovinos cruzados recriados em pastagem tropical recebendo suplementação proteica ou proteico-energética durante o período das águas.
Autoria: FAVERO, R.
MENEZES, G. R. de O.
FEIJO, G. L. D.
ARAÚJO, T. L. A. C. de
NEVES, A. P.
SILVA, A. M. da
MIZUBUTI, I. Y.
GOMES, R. da C.
Afiliação: Ricardo Favero, Universidade Estadual de Londrina; GILBERTO ROMEIRO DE OLIVEIRA MENEZES, CNPGC; GELSON LUIS DIAS FEIJO, CNPGC; Thiago Luis Alves Campos de Araújo, Universidade Federal do Ceará; Andrei Pereira Neves, Universidade Estadual de Londrina; ANTONIO MARCOS DA SILVA, CPPSE; Ivone Yurika Mizubuti; RODRIGO DA COSTA GOMES, CNPGC.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 27.; FÓRUM DE ENTIDADES DE ZOOTECNISTAS, 45.; FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSOS DE ZOOTENCIA, 12.; SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO EM ZOOTECNIA, 7.; REUNIÃO NACIONAL DE SINDICATO DE ZOOTECNIA, 5.; FÓRUM DE EMPRESAS JUNIORES DE ZOOTECNIA, 5.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE ZOOTECNIA, 13, 2017, Santos. Santos: Associação Brasileira de Zootecnia, 2017.
Conteúdo: Objetivou-se avaliar o desempenho de bovinos cruzados recriados em pastagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu recebendo suplementação proteica ou proteico-energética durante a estação das águas. Foram utilizados 46 machos castrados e 46 fêmeas (média de 14 meses de idade e 275 kg de peso vivo; PV) distribuídos em oito piquetes que receberam no período de Novembro de 2015 a Maio de 2016 suplemento proteico (SP; 1g/kg PV) ou proteico-energético (SPE; 3 g/kg PV). Cada tratamento foi fornecido a dois lotes de machos e dois lotes de fêmeas. Pesagens foram realizadas a cada 56 dias para determinação do ganho de peso médio diário (GMD). Os dados foram avaliados por meio do PROC GLM (SAS). Não foram observadas diferenças nos pesos inicial e final e no GMD (P>0,05). O consumo de suplemento em relação ao PV foi de 1,51 g/kg PV para o SPE e 0,73 g/kg PV para o SP ( P<0,05). O tipo de suplementação não influenciou no desempenho dos animais durante a estação das águas.
Thesagro: Ganho de peso
Novilho precoce
Ruminante
NAL Thesaurus: Weight gain
Palavras-chave: Consumo de suplemento
Early steer
Supplement intake
Pastagem composta
Carne bovina brasileira
Estratégia de suplementação
Pastagem tropical
Suplementação proteico-energética
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desempenhodebovinoscruzadosrecriadosempastagemtropical.pdf166,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace