Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079277
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Tese/dissertação (ALICE)
Issue Date: 2016
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: SOUSA, J. da S.
Additional Information: Jonas da Silva Sousa, UFSCar.
Title: Desenvolvimento de modelos de calibração multivariada em espectroscopia de infravermelho próximo para ácidos graxos em amostras de carne bovina.
Publisher: 2016.
Pages: 134 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Química)-Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP. Orientado por: Ana Rita de Araújo Nogueira, Embrapa Pecuária Sudeste.
Keywords: Carne bovina
Quimiometria
Infravermelho
Description: A bovinocultura brasileira tem mostrado promissor destaque no mercado internacional quando comparada a outras commodities. Já se conhece o importante papel de ácidos graxos na complementaridade da alimentação humana. Por outro lado, estudos relacionam o consumo de carne bovina com o aumento de índice de doenças associadas com os altos teores do ?mau? colesterol (LDL) no sangue. Em virtude dessas duas vertentes que abordam o tema carne (valor nutricional e a saúde humana), a determinação dos teores de ácidos graxos em carne é importante. Entre as metodologias para análise de lipídeos totais e perfil lipídico, se destacam a extração de gordura e a cromatografia, respectivamente. No presente projeto foi proposto o desenvolvimento de modelos de calibração multivariada para a análise de lipídeos totais e perfil lipídico com o emprego de espectroscopia no infravermelho próximo em amostras de carne bovina cujos teores foram previamente determinados. Foram analisadas dezoito propriedades, entre elas: lipídeos totais e os ácidos graxos mirístico, pentadecílico, palmítico, margárico, esteárico, palmitoleico, oleico, elaídico, linoleico, α-linolênico e as famílias de ácidos graxos com cadeia ramificada, saturados, monoinsaturados (cis), linoleicos conjugados (cis, trans), ômega 3 e 6 e poli-insaturados. Utilizou-se 127 amostras de carne de bovinos entre as etapas de calibração e validação interna (2/3 para a calibração e 1/3 para validação a interna e 32 amostras para validação externa). Empregou-se o método PLSR para construção dos modelos multivariados. Os espectros de carne estenderam-se de 1111 a 1937 nm e de 2016 a 2500 nm, sendo removidas regiões referentes à água e a ruídos, julgados como interferentes no processo de calibração. Avaliou-se o desempenho dos modelos com base nos pré-tratamentos aplicados (alisamento, primeira derivada Savitzky-Golay, SNV), número de variáveis latentes, consistência, SEC, SEP e coeficientes de determinação (R2 cal/val). Os modelos escolhidos como tendo melhor capacidade preditiva foram os de lipídeos totais, ácido mirístico, palmítico, margárico e ácidos graxos saturados, demonstrando que a NIRS possui alto potencial na quantificação dos constituintes lipídicos da carne bovina.
Year: 2017-11-09
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissJSS.pdf5,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace