Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079317
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, S. A. T.
dc.contributor.authorPAIVA, C. A. V.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, V. A.
dc.contributor.authorFERREIRA, A. L.
dc.contributor.authorRODRIGUES, J. P. P.
dc.contributor.authorTOMICH, T. R.
dc.contributor.authorMACHADO, F. S.
dc.contributor.authorCAMPOS, M. M.
dc.contributor.authorPEREIRA, L. G. R.
dc.date.accessioned2025-05-27T19:48:30Z-
dc.date.available2025-05-27T19:48:30Z-
dc.date.created2017-11-09
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 20., 2017, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079317-
dc.descriptionA informação e o uso adequado de tecnologias de precisão podem ajudar o produtor a coletar, medir e analisar dados para apoiá-los na avaliação do desempenho da ordenha. Cinquenta e sete vacas Girolando foram ordenhadas em equipamento com medidores de leite eletrônicos, extrator automático e sistema de gerenciamento AlproTM (DeLaval, Estocolmo, Suécia). Os dados do tempo total de ordenha, número de vacas ordenhadas/hora, produção total de leite, produção/ordenhador/hora, tempo de ordenha, produção/vaca e o número de remoção automática dos conjuntos de ordenha foram automaticamente fornecidos pelo software de gerenciamento do sistema de ordenha. O experimento foi realizado durante 21 dias de acordo com um esquema fatorial de 2 × 2 para avaliar os efeitos dos ordenhadores (A ou B) e da rotina de ordenha (não padronizados ou padronizados). As comparações entre os tratamentos foram realizadas com contrastes ortogonais e a significância estatística foi considerada quando P<0,05. Os resultados mostraram interação entre ordenhador e procedimentos de ordenha (P<0,05). Independentemente da rotina de ordenha, o ordenhador A apresentou resultados superiores para a maioria dos parâmetros que avaliaram o desempenho do ordenhador (P<0,05). Comparando ordenhadores separadamente, o ordenhador A melhorou os parâmetros de desempenho para os procedimentos padronizados comparados com os procedimentos não padronizados (P <0,05), enquanto que nenhuma diferença foi observada no desempenho do ordenhador B (P≥0,05). Esses resultados evidenciam a importância do uso de tecnologias de precisão para identificação de falhas nos procedimentos de rotina de ordenha e a importância do comprometimento do ordenhador para melhorar o desempenho na ordenha.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Documentos, 211).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGerenciamento de dados
dc.subjectQualidade do leite
dc.subjectSistema de sensores
dc.subjectSaúde do úbere
dc.titleTecnologias de informação e precisão utilizadas para melhorar o desempenho da rotina de ordenha.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAutomação
riaa.ainfo.id1079317
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-27
dc.contributor.institutionSAMUEL ALOÍSIO TOLEDO SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; CLAUDIO ANTONIO VERSIANI PAIVA, CNPGL; VANESSA AMORIM TEIXEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; ALEXANDRE LIMA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; JOÃO PAULO PACHECO RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; THIERRY RIBEIRO TOMICH, CNPGL; FERNANDA SAMARINI MACHADO, CNPGL; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Tecnologias-de-informacao-e-precisao.pdf93.35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace