Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079317
Título: Tecnologias de informação e precisão utilizadas para melhorar o desempenho da rotina de ordenha.
Autoria: SILVA, S. A. T.
PAIVA, C. A. V.
TEIXEIRA, V. A.
FERREIRA, A. L.
RODRIGUES, J. P. P.
TOMICH, T. R.
MACHADO, F. S.
CAMPOS, M. M.
PEREIRA, L. G. R.
Afiliação: SAMUEL ALOÍSIO TOLEDO SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; CLAUDIO ANTONIO VERSIANI PAIVA, CNPGL; VANESSA AMORIM TEIXEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; ALEXANDRE LIMA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; JOÃO PAULO PACHECO RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; THIERRY RIBEIRO TOMICH, CNPGL; FERNANDA SAMARINI MACHADO, CNPGL; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 20., 2017, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2017.
Conteúdo: A informação e o uso adequado de tecnologias de precisão podem ajudar o produtor a coletar, medir e analisar dados para apoiá-los na avaliação do desempenho da ordenha. Cinquenta e sete vacas Girolando foram ordenhadas em equipamento com medidores de leite eletrônicos, extrator automático e sistema de gerenciamento AlproTM (DeLaval, Estocolmo, Suécia). Os dados do tempo total de ordenha, número de vacas ordenhadas/hora, produção total de leite, produção/ordenhador/hora, tempo de ordenha, produção/vaca e o número de remoção automática dos conjuntos de ordenha foram automaticamente fornecidos pelo software de gerenciamento do sistema de ordenha. O experimento foi realizado durante 21 dias de acordo com um esquema fatorial de 2 × 2 para avaliar os efeitos dos ordenhadores (A ou B) e da rotina de ordenha (não padronizados ou padronizados). As comparações entre os tratamentos foram realizadas com contrastes ortogonais e a significância estatística foi considerada quando P<0,05. Os resultados mostraram interação entre ordenhador e procedimentos de ordenha (P<0,05). Independentemente da rotina de ordenha, o ordenhador A apresentou resultados superiores para a maioria dos parâmetros que avaliaram o desempenho do ordenhador (P<0,05). Comparando ordenhadores separadamente, o ordenhador A melhorou os parâmetros de desempenho para os procedimentos padronizados comparados com os procedimentos não padronizados (P <0,05), enquanto que nenhuma diferença foi observada no desempenho do ordenhador B (P≥0,05). Esses resultados evidenciam a importância do uso de tecnologias de precisão para identificação de falhas nos procedimentos de rotina de ordenha e a importância do comprometimento do ordenhador para melhorar o desempenho na ordenha.
Thesagro: Automação
Palavras-chave: Gerenciamento de dados
Qualidade do leite
Sistema de sensores
Saúde do úbere
Série: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 211).
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologias-de-informacao-e-precisao.pdf93.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace