Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080671
Título: Avaliação térmica de extratos liofilizados metanólico e aquoso de erva mate.
Autor: LAZZAROTTO, M.
LAZZAROTTO, S. R. da S.
CASTRO, C. M. da S.
WENDLING, I.
Afiliación: MARCELO LAZZAROTTO, CNPF; Simone Rosa da Silveira Lazzarotto, Pós-graduanda da UEPG; Carolina Maria da Silva Castro, UFPR; IVAR WENDLING, CNPF.
Año: 2017
Referencia: In: SIMPÓSIO DE ANÁLISE TÉRMICA, 8., 2017, Ponta Grossa. Livro de resumos. [Ponta Grossa: UEPG, 2017].
Páginas: p. 101-104.
Descripción: A Erva Mate é uma fonte de diversas substâncias bioativas. Os processos de preparação de extratos de erva mate, usando diferentes solventes, podem priorizar a extração de determinados compostos. Este trabalho buscou avaliar termicamente extratos de erva mate liofilizados usando análise termogravimétrica - análise térmica diferencial (TG-DTA). As folhas usadas foram secas e trituradas. A preparação dos extratos foram realizadas a frio para o metanólico e a quente para o aquoso, com posterior liofilização das amostras. As análises térmicas ocorreram em atmosferas de nitrogênio e de ar sintético. Com os resultados pode-se observar que a composição dos extratos obtidos apresentam diferenças. Na curva TGDTA dos extratos, usando atmosfera de nitrogênio, foram observados dois eventos. As curvas apresentaram perfis semelhantes, porém com uma perda maior de massa no evento de decomposição do extrato metanólico (62%) em comparação com o aquoso (41%). Esta maior perda de massas proporcionou uma menor quantidade de resíduo final (19%) em comparação com o aquoso (26%). Na curva TG-DTA dos extratos, usando atmosfera de ar sintético, três eventos foram observados. As curvas apresentaram perfis semelhantes, principalmente nos dois primeiros eventos. No terceiro evento, relacionado a oxidação dos resíduos carbonáceos, pode-se observar que o extrato obtido com o metanol apresentou uma temperatura final maior (522 °C) quando comparado ao extrato aquoso (504 °C). Através destes resultados pode-se confirmar a diferença de composição dos extratos obtidos.
Thesagro: Ilex paraguariensis
NAL Thesaurus: Thermal analysis
Palabras clave: Erva mate
Análise térmica
TG-DTG
Extração de bioativos
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2017MarceloLSATAvaliacaoTermica.pdf167.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace