Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081189
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPEREIRA, P. F. de M.
dc.contributor.authorSILVA, F. T.
dc.contributor.authorCALADO, V. M. de A.
dc.contributor.authorTONON, R. V.
dc.date.accessioned2017-12-01T23:19:02Z-
dc.date.available2017-12-01T23:19:02Z-
dc.date.created2017-12-01
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DA REDE DE NANOTECNOLOGIA APLICADA AO AGRONEGÓCIO, 9., 2017, São Carlos. Anais ... São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2017. p. 137-140. Editores: Caue Ribeiro de Oliveira, Elaine Cristina Paris, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, Marcelo Porto Bemquerer, Maria Alice Martins, Odílio Benedito Garrido de Assis.
dc.identifier.issn2175-8395
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081189-
dc.descriptionO desenvolvimento de materiais híbridos orgânicos/inorgânicos é uma alternativa a superar as limitações de desempenho dos materiais oriundos de polímeros naturais. No presente estudo, o efeito do teor de ZnO e a concentração de polietilenoglicol sobre a permeabilidade ao vapor de água e o perfil de decomposição térmica de filmes de gelatina foram analisados por meio de planejamento fatorial 2². Os resultados de PVA variaram entre 6,3x10-11 g.s-1.m-1.Pa-1 e 9,8-11 g.s-1.m-1.Pa-1. A incorporação de ZnO provocou uma redução da permeabilidade ao vapor de água dos filmes de gelatina e melhoria da estabilidade térmica. Os resultados opostos das propriedades foram observados para a incorporação do plastificante.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFilmes nanocompósitos
dc.subjectZnO
dc.subjectPEG
dc.subjectPermeabilidade ao vapor de água
dc.subjectEstabilidade térmica
dc.titlePropriedades térmicas e de barreira de filmes nanocompósitos à base de gelatina.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2017-12-01T23:19:02Zpt_BR
riaa.ainfo.id1081189
riaa.ainfo.lastupdate2017-12-01
dc.contributor.institutionPamela Freire de Moura Pereira, UFRJ; FERNANDO TEIXEIRA SILVA, CTAA; Verônica Maria de Araújo Calado, UFRJ; RENATA VALERIANO TONON, CTAA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
nano137.pdf840.59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace