Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082094
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBENCHIMOL, R. L.
dc.contributor.authorSANTOS, A. K. A.
dc.contributor.authorPALMEIRA, T. dos S.
dc.contributor.authorPINHEIRO, C. C. C.
dc.contributor.authorSILVA, C. M. da
dc.contributor.authorLEÃO, N. V. M.
dc.date.accessioned2017-12-11T23:30:19Z-
dc.date.available2017-12-11T23:30:19Z-
dc.date.created2017-12-11
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA, 30., 2017, Fortaleza. Segurança hídrica: um desafio para os engenheiros agrônomos do Brasil: [anais]. Fortaleza: AEAC: CONFAEAB, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082094-
dc.descriptionA planta da sumaumeira (Ceiba pentandra), pertencente à família Bombacaceae, é mundialmente conhecida por suas múltiplas utilidades e qualidade da madeira. No entanto, essa cultura pode ser atacada, na fase de viveiro, por fitopatógenos que prejudicam o desenvolvimento e a qualidade das mudas. Objetivou-se avaliar o efeito da luminosidade e de diferentes meios de cultura no crescimento micelial in vitro de Colletotrichum sp., patógeno isolado de folhas de mudas de sumaumeira . Foram testados os meios de cultura BDA, Extrato de Malte e V8, em placas de Petri, no centro das quais foram colocados discos de micélio do patógeno, sendo mantidas à temperatura de 25±2 ºC, sob os regimes de luminosidade claro contínuo, escuro contínuo e alternado (12 horas claro/ 12 horas escuro). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x3, com cinco repetições. Foi avaliado o diâmetro das colônias e calculado o Índice de Velocidade de Crescimento Micelial (IVCM) do patógeno. O maior IVCM do patógeno foi observado no meio V8, sob regime claro contínuo, quando comparados aos demais tratamentos, sendo estas condições as mais indicadas para futuros estudos que envolvam o cultivo de Colletortrichum sp.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSumaúma
dc.subjectLuminosidade
dc.subjectColletotrichum sp
dc.subjectEspécie florestalpt_BR
dc.titleCrescimento micelial de Colletotrichum sp. isolado de sumaumeira em diferentes regimes de luz e meio de cultura.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2017-12-12T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroCeiba pentandra
dc.subject.thesagroCrescimento
riaa.ainfo.id1082094
riaa.ainfo.lastupdate2017-12-12 -02:00:00
dc.contributor.institutionRUTH LINDA BENCHIMOL, CPATU; Ana Karoliny Alves Santos, GRADUANDA UFRA; Thaís dos Santos Palmeira, Eng. Florestal; Cássia Cristina Chaves Pinheiro, GRADUANDA UFRA; Carina Melo da Silva, DOUTORA EM AGRONOMIA; NOEMI VIANNA MARTINS LEAO, CPATU.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ColletotrichumCBA.pdf239.15 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace