Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082659
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NOVELLI, T. I.
MORELLI, M.
PALHARES, J. C. P.
ALVES, T. C.
NOVO, A. L. M.
Additional Information: Taisla Inara Novelli, FMVZ/USP; Marcela Morelli, FMVZ/USP; JULIO CESAR PASCALE PALHARES, CPPSE; TERESA CRISTINA ALVES, CPPSE; ANDRE LUIZ MONTEIRO NOVO, CPPSE.
Title: Manipulação do teor de proteína do concentrado e impacto no balanço de nutriente de um sistema de produção de leite.
Publisher: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS AGROPECUÁRIOS E AGROINDUSTRIAIS, 5., 2017, Foz do Iguaçu, PR. Anais... Concórdia, SC: Sbera; Embrapa Suínos e Aves, 2017.
Pages: p. 487-490.
Language: pt_BR
Notes: Comissão organizadora: Marcelo Bortoli, Julio Cesar Pascale Palhares, Caio Inácio de Teves, Valéria Reginatto Spiller, Ariel A. Szogi, Marina Celant De Prá, Ricardo L. R. Steinmetz , Andre Cestonaro do Amaral.
Keywords: Eficiência
Vacas em lactação.
Description: O trabalho teve como objetivo avaliar o impacto da manipulação do teor de proteína da dieta no balanço de nutrientes e na eficiência de uso do nitrogênio. O trabalho foi realizado durante 17 meses em sistema de produção de leite intensivo a pasto. Formaram-se dois Grupos de animais. O concentrado fornecido aos animais possuía a mesma composição de ingredientes com distinção no percentual proteico. O Grupo 1 recebeu concentrado com teor fixo de Proteína Bruta (20%). O (Grupo 2) recebeu o concentrado com o teor de proteína ajustado de acordo com o desempenho do Grupo, o teor variou de 14 a 23 %. Duas fontes de volumosos foram fornecidas aos animais pastagem e silagem de milho. Para o cálculo do balanço de nutriente as entradas consideradas foram: o concentrado, a silagem de milho e a ureia utilizada como fertilizante. A saída foi a produção de leite. Para ambos os Grupos, do nitrogênio que entrou no sistema, mais de 90% não foi transformado em produto. Os Grupos de animais com diferentes valores proteicos em suas dietas apresentaram eficiência de utilização de N, variando de 21,9 (1) a 25% (2), indicando riscos ambientais com a perda de N para o meio ambiente. O cálculo do balanço de nutrientes proporcionou uma visão sistêmica dos fluxos do elemento e sua eficiência de uso quando se faz a manipulação proteica das dietas, demonstrando que essa manipulação determina uma melhor eficiência de transformação do nitrogênio em produto.
Thesagro: Nitrogênio.
Data Created: 2017-12-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anaisvsigera20172.pdf502,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace