Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1083222
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ASSUNÇÃO, L.
PAULINO, R. N. L.
MENICUCCI NETTO, P.
ALECRIM, A. O.
GUIMARÃES, R. J.
CARVALHO, M. A. de F.
CASTANHEIRA, D. T.
Additional Information: Graduando em Agronomia DAG/UFLA; RICARDO NASCIMENTO LUTFALA PAULINO, Graduando em Agronomia/UFLA; PEDRO MENICUCCI NETTO, Graduando em Agronomia/UFLA; ADEMILSON OLIVEIRA ALECRIM, Doutorando em Fitotecnia/UFLA; RUBENS JOSÉ GUIMARÃES, Professor DAG/UFLA; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, SAPC; DALYSE TOLEDO CASTANHEIRA, Doutoranda em Fitotécnia/UFLA.
Title: Ecofisiologia de cafeeiros jovens intoxicados com Glyphosate após a aplicação de produtos remediadores.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 43., 2017, Poços de Caldas. Novas tecnologias para um bom café produzir. Brasília, DF: Embrapa Café, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Taxa fotossintética
Planta daninha.
Description: O manejo das plantas daninhas é de grande importância, pois elas competem com o cafeeiro por luz, agua e nutrientes. O controle químico é o mais utilizado, destacando-se o uso do glyphosate, que possui ação pós emergente e não seletivo ao cafeeiro. Porém quando aplicado pode ocorrer deriva para o cafeeiro, o que pode causar grandes prejuízos à cultura. Nesse sentido muitos produtores utilizam à aplicação de alguns produtos, como sacarose, algas e aminoácidos com objetivo de reverter os danos causados pela deriva do herbicida. Nesse sentido objetivou-se com este trabalho avaliar a taxa fotossintética de mudas de cafeeiro intoxicadas com glyphosate após a aplicação de algas (Ascophylumnodosum), aminoácidos e sacarose. O experimento foi conduzido no viveiro do Setor de Cafeicultura do epartamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras- UFLA, em Lavras-MG, entre abril e junho de 2017. Utilizou-se mudas de cafeeiro da cultivar Catuaí IAC. As mudas foram plantadas em vasos de 11 litros, em solo previamente corrigido e adubado.
Thesagro: Café
Manejo
Alga
Aminoácido
Sacarose
Fotossíntese
Controle químico.
Data Created: 2017-12-21
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ecofisiologiadecafeeirosjovens.pdf47,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace