Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1083776
Título: Parâmetros de adaptabilidade estabilidade para produtividade de algodoeiro herbáceo nas condições do Cerrado.
Autoria: FARIAS, F. J. C.
SANTOS, G. P.
RAMOS, J. P. C.
SILVA FILHO, J. L. da
MORELLO, C. de L.
PEDROSA, M. B.
SUASSUNA, N. D.
CARVALHO, L. P. de
CAVALCANTI, J. J. V.
FARIAS, F. C.
Afiliação: FRANCISCO JOSE CORREIA FARIAS, CNPA; Geovana Priscilla Santos, UEPB - PPGCA - Universidade Estadual da Paraíba; Jean Pierre Cordeiro Ramos, UFPB - PPGA - Universidade Federal da Paraíba; JOAO LUIS DA SILVA FILHO, CNPA; CAMILO DE LELIS MORELLO, CNPA; Murilo Barros Pedrosa, FBA - Fundação Bahia; NELSON DIAS SUASSUNA, CNPA; LUIZ PAULO DE CARVALHO, CNPA; JOSE JAIME VASCONCELOS CAVALCANTI, CNPA; Filipe Cavalcanti Farias, UFG-PGMP - Universidade Federal de Goiás.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 11., 2017, Maceió. Resumos... Inovação e rentabilidade na cotonicultura: resumos... Brasília, DF: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão - Abrapa, 2017.
Conteúdo: A etapa principal de qualquer programa de melhoramento é a fase de avaliação de cultivares, com vistas à identificação e recomendação de materiais superiores. Considerando que os ensaios nacionais de algodoeiro herbáceo são conduzidos anualmente em diferentes condições edafoclimáticas e de manejo da Região Centro- Oeste, a cultivar a ser recomendada deve apresentar a maior estabilidade possível diante da diversidade ambiental. Com esse propósito, o melhorista deve comparar algumas metodologias disponíveis de avaliação de estabilidade, para tornar a recomendação a mais eficiente possível. A metodologia proposta por Lin & Binns é uma excelente alternativa na validação da adaptabilidade e estabilidade, pois não apresenta limitações verificadas quando do uso da regressão e possibilita a identificação de uma ou mais cultivares com desempenho próximo do máximo nos vários ambientes testados. A metodologia de Lin & Binns estima o índice de estabilidade Pi, que é o desvio da cultivar i em relação ao material de desempenho máximo em cada ambiente; logo, quanto menor o valor de Pi, mais adaptado será o material. O objetivo deste trabalho foi estimar os parâmetros de adaptabilidade e estabilidade para produtividade de algodão em fibra (PRODF, kg/ha) através da metodologia de Lin & Binns, utilizando dados do Ensaio Nacional de Cultivares Médio Precoce conduzido na safra 2013/14 em 10 ambientes
Thesagro: Algodão
Produtividade
NAL Thesaurus: Cotton
Palavras-chave: Estabilidade fenotípica
Phenotypic stability
Productivity
Gossypium hirsutm
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Parametrosdeadaptabilidadeestabilidade.pdf114,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace