Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084759
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Algodão - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA FILHO, J. L. da
SUASSUNA, T. de M. F.
SUASSUNA, N. D.
MORELLO, C. de L.
FARIAS, F. J. C.
PEDROSA, M. B.
Additional Information: JOAO LUIS DA SILVA FILHO, CNPA; TAIS DE MORAES FALLEIRO SUASSUNA, CNPA; NELSON DIAS SUASSUNA, CNPA; CAMILO DE LELIS MORELLO, CNPA; FRANCISCO JOSE CORREIA FARIAS, CNPA; MURILO BARROS PEDROSA, FUNDAÇÃO BA.
Title: Estratificação ambiental na cultura do algodoeiro com ecovalência predominante nos genótipos mais ou menos produtivos: AMMI VS. GGE.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 11., 2017, Maceió. Resumos... Inovação e rentabilidade na cotonicultura: resumos... Brasília, DF: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão - Abrapa, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Caroço
Description: Dados de produtividade de algodão em caroço de 17 cultivares em 23 ambientes, com 30% da ecovalência total devido as duas cultivares menos produtivas, e outro dele derivado obtido via transformação linear, com 30% da ecovalênica devido as duas mais produtivas, foram utilizados visando comparar três métodos de estratificação ambiental considerando partição disjunta em dois grupos: (i) estratificação dos ambientes em favoráveis (aqueles com produtividade acima da média geral) ou desfavoráveis (aqueles com produtividade abaixo da média geral); (ii) escores ambientais do primeiro componente principal da análise AMMI, tendo os ambientes com escores positivos em grupo e aqueles com escores negativos em outro; (iii) escores ambientais do segundo componente principal da análise GGE, obedecendo ao mesmo critério do método anterior. Por reamostragem, foram simulados 16 cenários (10.000 simulações cada) a partir de todas as combinações de quatro tamanhos amostrais de genótipos e de ambientes (9, 11, 13, 15), tanto no conjunto de dados original como no dele derivado. A simulação do tamanho amostral desejado de ambientes foi realizada via amostragem aleatória dentre os 23; no caso de genótipos, os dois genótipos com maiores ecovalências estavam sempre presentes, sendo o tamanho da amostra completado por amostragem aleatória dentre os 15 remanescentes. Os métodos foram comparados quanto ao ganho com a seleção (GS), mensurado pela média ponderada dos melhores genótipos identificados nas respectivas partições obtidas por cada um dos métodos. Os métodos foram mais similares entre si com o aumento do número de ambientes e menos similares com o aumento do número de genótipos. Maiores GS no conjunto de dados com ecovalência predominante entre os mais produtivos foram obtidos via análise AMMI, enquanto maiores GS foram obtidos via análise GGE no conjunto de dados com ecovalência predominante entre os menos produtivos.
Thesagro: Algodão
Genótipo
Data Created: 2018-01-09
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estratificacaoambiental.pdf86,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace