Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084975
Título: Combinando insumos para a revegetação eficiente do rejeito da Barragem do Fundão, Mariana, MG.
Autor: MARINHO, B. da S.
BALIEIRO, F. de C.
TAVARES, S. R. de L.
Afiliación: BEATRIZ DA SILVA MARINHO, UFF; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; SILVIO ROBERTO DE LUCENA TAVARES, CNPS.
Año: 2017
Referencia: In: SEMINÁRIO PIBIC EMBRAPA SOLOS, 2016-2017, Rio de Janeiro. Seminário PIBIC Embrapa Solos 2016/2017. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2017. p. 13-16.
Descripción: O rejeito da Barragem do Fundão, que atingiu inúmeros municípios de MG e ES, impactou a paisagem e o ambiente local, com consequências sem precedentes sobre a fauna, a flora e atividades agropecuárias. Com o objetivo de propor estratégias de contenção desse rejeito, a Embrapa Solos conduziu um experimento em colunas, de condicionamento químico e físico do rejeito de forma a maximizar o crescimento vegetal. Insumos químicos e orgânicos foram testados, assim como o topsoil e o crescimento do capim-vetiver (Chrysopogon zizanioides) avaliado por 11 semanas. O crescimento em altura apresentou grande variabilidade dentro dos tratamentos. O insumo que mais influenciou a produção de biomassa da parte aérea foi o corretivo (calcário dolomítico). O biochar e os fertilizantes sozinhos reduziram o crescimento aéreo, comparativamente ao tratamento testemunha (somente o rejeito). As raízes se concentraram no primeiro anel da coluna, embora os condicionadores tivessem sido aplicados aos dois primeiros. As raízes de vetiver foram bastante prejudicadas pela acomodação das partículas (fração areia fina) do rejeito, que parecem induzir a hipoxia em quase todo o perfil.
Thesagro: Barragem
Vetiver
Palabras clave: Remediação
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2017096.pdf300,38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace