Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085003
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Algodão - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VALE, D. G.
SILVA, O. R. R. F.
CARTAXO, W. V.
SOFIATTI, V.
GUIMARAES, F. M.
OLIVEIRA, G. dos S.
CARDOSO, G. D.
SILVA, J. C. A. da
Additional Information: DALFRAN GONCALVES VALE, CNPA; ODILON RENY RIBEIRO FERREIRA SILVA, CNPA; WALTEMILTON VIEIRA CARTAXO, CNPA; VALDINEI SOFIATTI, CNPA; FELIPE MACEDO GUIMARAES, CNPA; GERALDO DOS SANTOS OLIVEIRA, CNPA; GLEIBSON DIONIZIO CARDOSO, CNPA; JOSE CARLOS AGUIAR DA SILVA, CNPA.
Title: Deslintamento de sementes para o cultivo do algodão orgânico ou agroecológico.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 11., 2017, Maceió. Resumos... Inovação e rentabilidade na cotonicultura: resumos... Brasília, DF: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão - Abrapa, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Cultivo orgânico
Description: Uma das dificuldades que o produtor de algodão orgânico enfrenta é a impossibilidade de utilizar sementes deslintadas com ácido sulfúrico. Isso faz com que o plantio mecanizado seja dificultado, elevando o custo de produção devido ao aumento da necessidade de mão de obra. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do processo de flambagem na remoção do línter e também na germinação e vigor das sementes de algodão. O experimento foi constituído de sete tratamentos em um delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Os tratamentos foram os seguintes: T1) processo de flambagem das sementes com lançachamas por 10 segundos; T2) processo de flambagem das sementes com lança-chamas por 15 segundos; T3) processo de flambagem das sementes com lança-chamas por 15 segundos; T4) processo de flambagem das sementes com lança-chamas por 25 segundos; T5) processo de flambagem das sementes com lança-chamas por 30 segundos; T6) sementes com línter (testemunha 1) e T7) sementes deslintadas com ácido sulfúrico, pela via concentrada úmida (testemunha 2). Nos tratamentos com falmbagem utilizou-se lança-chamas também conhecido por vassoura de fogo e no tratamento testemunha com ácido sulfúrico foi utilizado a proporção de um litro de ácido para cada 7 kg de sementes com línter por um tempo de 3 a 5 minutos, sendo imediatamente lavadas em água. Todos os tratamentos de flambagem passaram por um processo de resfriamento com água imediatamente após a queima do línter. A secagem das sementes dos tratamentos que foram lavados em água foi feita ao sol até atingirem umidade adequada ao armazenamento. Os dados foram submetidos a análise de variância e teste de médias (Tukey a 5%). Os resultados indicaram que o tratamento com ácido sulfúrico foi o que apresentou a maior percentagem de germinação diferindo estatisticamente dos demais tratamentos. Os tratamentos que passaram por tempo de flambagem entre 10 e 20 segundos mantiveram a germinação acima de 70% e não diferiram entre si quanto ao percentual de germinação, permitindo a sua utilização para uso no cultivo orgânico ou agroecológico.
Thesagro: Semente
Algodão
Agricultura familiar
Semeadura
Ecologia vegetal
Línter
Germinação
Data Created: 2018-01-10
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Deslintamentodesementes.pdf99,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace