Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085041
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PICOLI, J. F.
MATSUURA, M. I. da S. F.
RAMOS, N. P.
CHAGAS, M. F.
CAVALETT, O.
SILVA, M. S. G. da
Additional Information: JULIANA FERREIRA PICOLI, FEM-UNICAMP; MARILIA IEDA DA S F MATSUURA, CNPMA; NILZA PATRICIA RAMOS, CNPMA; MATEUS FERREIRA CHAGAS, CTBE; OTAVIO CAVALETT, CTBE.
Title: Desempenho ambiental de cana de açúcar: sistema de produção convencional versus conservacionista.
Publisher: In: CONFERENCIA INTERNACIONAL DE ANÁLISIS DE CICLO DE VIDA EN LATINOAMÉRICA, CILCA, 7., 2017, Medellín, Colômbia. [Anais ...]. Medellín: Universidad EAFIT, 2017.
Pages: p. 156-158
Language: pt_BR
Keywords: Avaliação de ciclo de vida
Avaliação de impacto ambiental
Setor sucroenergético
Environmental impact assessment
sugar-energy sector
Description: Este artigo compara o desempenho ambiental da cana-de-açúcar produzida por dois sistemas de produção: convencional e plantio direto - este último caracterizado pelas práticas do plantio direto e da sucessão de culturas. O estudo baseou-se nos requisitos técnicos da ISO 14040:2016 e 14044:2016. Os inventários dos sistemas de produção utilizaram dados primários coletados de uma usina tradicional de cana-de-açúcar. As emissões para os compartimentos ambientais foram estimadas e os processos de segundo plano foram obtidos base de dados ecoinvent v.3. O método RECIPE Midpoint (H) V1.12 / World RECIPE H foi utilizado com o software SimaPro®, v. 8.3.0. Os dados mostraram que o sistema de plantio direto melhorou o desempenho ambiental da cana-de-açúcar em relação ao sistema convencional. Esta prática traz benefícios, como o aumento do rendimento de colmos na cana-planta (cerca de 12%), a eliminação da operação de preparo do solo, além de promover o melhor aproveitamento da terra, ao agregar a soja como produto adicional. O sistema de plantio direto evitou a emissão de cerca de 5,0 t CO2eq ha-1 por ciclo de 5 anos (uma redução de 25%). Portanto, este estudo de ciclo de vida confirma, de forma quantificada, os benefícios ambientais da adoção de práticas agrícolas conservacionistas, como a de plantio direto em cana-de-açúcar. ---
Thesagro: Cana de açúcar
Impacto ambiental
NAL Thesaurus: Life cycle assessment
Environmental assessment
Data Created: 2018-01-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017aa41.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace