Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085291
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SIMÕES, M.
ALVES, L.
FERRAZ, R. P. D.
Additional Information: MARGARETH GONCALVES SIMOES, CNPS; LEONARA ALVES, UFF; RODRIGO PECANHA DEMONTE FERRAZ, CNPS.
Title: Dinâmica de uso da terra e mapeamento de sistemas culturais em escala regional por sensoriamento remoto: contribuição da linguagem 'R' no desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Publisher: In: SEMINÁRIO PIBIC EMBRAPA SOLOS, 2016-2017, Rio de Janeiro. Seminário PIBIC Embrapa Solos 2016/2017. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2017. p. 41-44.
Language: pt_BR
Keywords: Mudança de uso da terra e cobertura do solo
Dados MODIS
Plano ABC
Description: Este artigo descreve uma metodologia para a classificação sistemática do uso e cobertura do solo em escala regional, fundamentada na análise multitemporal de sequências de imagens do sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), que apresenta alta frequência temporal. Uma sequência de procedimentos automatizados foi desenvolvida para o préprocessamento de dados desse sensor e para o treinamento e execução de um algoritmo de classificação supervisionada. Nesse algoritmo, ajustam-se curvas polinomiais aos dados temporais MODIS, e então se computam atributos descritivos dos padrões temporais de cada ponto, reduzindo-se assim a dimensionalidade dos dados, e aumentando a sua interpretabilidade. Um estudo de caso foi realizado no Tocantins e Mato Grosso, a fim de avaliar a capacidade da metodologia para a discriminação entre áreas de agricultura, pastagem e cerrado para toda a região de estudos, além de seu potencial para a identificação de áreas de desflorestamento. Um aprimoramento da metodologia vem sendo realizado, com o intuito de qualificar as mudanças de uso, a fim de compreender as conversões de uso e caracterizar sistemas culturais e Sistemas Integrados de Produção (ILP), visando subsidiar o monitoramento do Plano Abc (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). Os algoritmos desenvolvidos nesta metodologia de avaliação de dinâmica de uso do solo estão sendo convertidos em linguagem ´R´, por sua vastidão do ecossistema de pacotes e sua extensibilidade, além de oferecer funcionalidades ricas para desenvolvedores projetarem suas próprias ferramentas e métodos para a análise de dados.
Data Created: 2018-01-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017105.pdf135,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace