Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088803
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVIAN, T. A.
dc.contributor.authorREZENDE, F. A. de
dc.contributor.authorSOUZA, I. P. de
dc.contributor.authorSOUZA, L. D.
dc.contributor.authorMAIA, C. M. B. de F.
dc.date.accessioned2022-02-08T14:01:33Z-
dc.date.available2022-02-08T14:01:33Z-
dc.date.created2018-03-07
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 219-222.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088803-
dc.descriptionO volume crescente de resíduos gerados pelas atividades humanas de produção e consumo, provenientes dos meios rurais e urbanos, acarreta problemas ambientais que demandam formas apropriadas de destinação final. A compostagem é uma técnica amplamente difundida no tratamento de resíduos orgânicos e consiste na decomposição aeróbia da biomassa, resultando em um adubo orgânico que, além do efeito como condicionador, possui efeito fertilizante nos solos onde é aplicado. Por sua vez, o biocarvão, um produto resultante da carbonização via pirólise, é um insumo agrícola cujo desenvolvimento teve origem nos estudos de solos férteis encontrados na Amazônia, as Terras Pretas de Índio (TPI) (Teixeira et al., 2009), solos estes ricos em carbono pirogênico. Atua como condicionador de solo, por apresentar propriedades como a estabilidade temporal, a capacidade de retenção de água e de nutrientes e, devido à sua resistência à degradação, a possibilidade de aumentar os estoques de carbono (C) no solo (Lehmann; Joseph, 2015). Quando incorporado ao solo, em condições específicas, mostra benefícios diversos que levam ao aumento da qualidade física da sua estrutura e a produtividade das culturas (Galinato e al., 2001). O objetivo deste trabalho foi avaliar parâmetros químicos e físicos de composto orgânico produzido em associação com diferentes tipos de biocarvão.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBiocarvão
dc.subjectSinop-MT
dc.titleAvaliação de parâmetros físico-químicos de compostos orgânicos associados com diferentes tipos de biocarvão - viabilidade da reciclagem na agricultura.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroComposto Orgânico
dc.subject.thesagroReciclagem
riaa.ainfo.id1088803
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-08
dc.contributor.institutionTATIANA ALVAREZ VIAN, UFMT-SINOP; FABIANA ABREU DE REZENDE, CPAMT; ÍCARO PEREIRA DE SOUZA, UFMT-SINOP; LAERCIO DUARTE SOUZA, UFMT-SINOP; CLAUDIA MARIA BRANCO DE F. MAIA, UFMT-SINOP.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace