Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088836
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, A. F.
dc.contributor.authorGOMES, A. L. L.
dc.contributor.authorJATOBÁ, L.
dc.date.accessioned2024-07-19T12:02:31Z-
dc.date.available2024-07-19T12:02:31Z-
dc.date.created2018-03-08
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: SEABRA, G. (Org.). Educação ambiental: natureza, biodiversidade e sociedade. Ituiutaba: Barlavento, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088836-
dc.descriptionDiversas formas de análise de geoambientes condizem com a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) em seu Art.9, inciso II, da Lei 6938\81 e podem ser tratado de forma que seja mais funcional e conveniente para solucionar problemas gerados por ação antrópica. O presente trabalho teve como objetivo reunir subsídios para o Zoneamento Ambiental do trecho a Bacia do rio Ipojuca que compreende os municípios de Gravatá, Sairé, Bezerros, Caruaru e São Caetano, situados no agreste pernambucano, analisando aspectos climáticos, pedológicos, bem como possíveis fatores de degradação, tendo em vista a melhoraria da gestão integrada dos recursos hídricos entre os municípios na região. A metodologia utilizada teve como ponto de partida o levantamento bibliográfico, referente aos principais aspectos do Zoneamento Ambiental e recursos hídricos. Foram utilizados materiais como: cartas topográficas, na escala de 1:100.000, imagens de radar, na escala de 1: 250.000, além de imagens obtidas do programa Google Earth, mapas de solos, disponibilizados pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e fotos das diversas paisagens. Após análise criteriosa das informações de solo e clima durante o desenvolvimento do trabalho, constatou-se que a visão integrada da região em apreço permite a compreensão dos espaços mais vulneráveis e colabora diretamente com a elaboração de planos municipais de manejo de recursos naturais integrados, com vistas a proteger os recursos hídricos locais e minimizar problemas ambientais causados pela ação antrópica.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectZoneamento ambiental
dc.subjectRio Ipojuca
dc.subjectCaracterização geoambiental
dc.subjectBacia do Ipojuca
dc.subjectDegradação
dc.subjectNatural resource
dc.titleCaracterização geoambiental da bacia do Ipojuca entre os municípios de São Caetano e Gravatá (PE).
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroRecurso natural
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroClima
dc.subject.nalthesaurusNatural resources
dc.format.extent2p. 307-319.
riaa.ainfo.id1088836
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-18
dc.contributor.institutionALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; ANA LUCIA LUIZA GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; LUCIVÂNIO JATOBÁ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Aline-1.pdf1.52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace