Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088855
Title: Compostos orgânicos como alternativa para redução da perda de nitrogênio por volatilização.
Authors: BARBERENA, I. M.
ESPINDULA, M. C.
TORRES, J. D.
OLIVEIRA, B. G. de F.
FÁTIMA, A. de
Affiliation: Iara Magalhães BARBERENA(, UNIR; MARCELO CURITIBA ESPINDULA, CPAF-Rondonia; Josemar Dávila Torres, FIMCA; Breno Germano de Freitas OLIVEIRA, UFMG; Ângelo de FÁTIMA, UFMG.
Date Issued: 2017
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 36., 2017, Belém, PA. Amazônia e seus solos: peculiaridades e potencialidades. Belém, PA: SBCS, 2017.
Description: A ureia é o fertilizante nitrogenado mais utilizado no Brasil e no mundo. Entretanto, a eficiência da ureia é reduzida devido às perdas de nitrogênio causadas pela volatilização de amônia (NH3) resultante da ação da urease, uma enzima extracelular produzida por microrganismos presentes no solo. Atualmente existem algumas alternativas para minimizar as perdas de nitrogênio da ureia e melhorar sua absorção pelas culturas. Dentre estas, destacam-se os inibidores de urease, sendo o mais conhecido o tiofosfato de N-(n-butil)triamida (NBPT). Outras substâncias têm sido investigadas com relação ao potencial de inibição da enzima urease, porém, poucas têm obtido resultados promissores. Neste contexto, o estudo objetivou avaliar o efeito de compostos orgânicos na redução da volatilização de amônia, em condições edafoclimáticas da Amazônia Sul Ocidental. M
Thesagro: Uréia.
Keywords: Inibidores de urease
NBPT.
Language: pt_BR
Type of Material: Separatas
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Barberenaetal.2017.pdf294,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace