Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088890
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MARINHO, E. R. do A.
MANDÚ, V.
CAMPO, R. P.
COSTA, L. B. de L. C. da
BORSATO, A. V.
DONADON, J. R.
Additional Information: ELIZANDRA ROCHA DO AMARAL MARINHO, UFMS; VANESSA MANDÚ, UFMS; RAQUEL PIRES CAMPO, UFMS; LIANA BAPTISTA DE LIMA CORRÊA DA COSTA, UFMS; AURELIO VINICIUS BORSATO, SPM - E. Ponta Grossa; JULIANA RODRIGUES DONADON, UFMS.
Title: Compostos bioativos em amêndoas in natura de baru (Dipteryx alata) durante o armazenamento.
Publisher: SIMPÓSIO DE FRUTOS NATIVOS E EXÓTICOS, 2., 2017, Campo Grande. Anais... Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2017.
Pages: p. 15-17.
Language: pt_BR
Notes: Sinatex.
Keywords: Compostos bioativos.
Description: As amêndoas de baru (Dipteryx alata) in natura são ricas em macro e micronutrientes e apresentam compostos bioativos. Os frutos de baru têm sido coletados pelas comunidades extrativistas para obtenção da amêndoa, que possui elevado valor no comércio local, contribuindo na preservação da espécie e geração de renda. Durante o armazenamento, o metabolismo do oxigênio nas células causa a produção de radicais livres, estes agentes oxidantes são produzidos pelo próprio organismo, podendo causar danos para o corpo humano. Assim, os compostos bioativos atuam na proteção contra estes agentes. Objetivouse neste trabalho analisar o efeito do tempo de armazenamento de frutos de baru nos compostos bioativos das amêndoas. Os frutos foram coletados e armazenados em temperatura ambiente, e a cada três meses, amostras foram tomadas ao acaso e as amêndoas foram separadas dos frutos e analisadas quanto a capacidade antioxidante, os teores de fenóis totais e taninos. Conclui-se que durante o armazenamento dos frutos, a capacidade antioxidante aumentou até o sexto mês de armazenamento, enquanto os teores de fenóis totais até o décimo segundo mês, mas os teores de taninos apresentaram redução com o tempo, não sendo encontrado após um ano de armazenamento.
Thesagro: Cumbaru
Dipteryx Alata
Cerrado.
NAL Thesaurus: Almonds.
Data Created: 2018-03-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisdoSinatexAurelio.pdf68,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace