Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1089387
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MACEDO, J. M. M. de
MEDEIROS, R. da S.
CORREIA, R. C.
FERREIRA, L. C.
SANTIAGO, A. M. dos S.
Additional Information: JANICLEIA MARIA MORAES DE MACEDO, CPATSA; RENALLY DA SILVA MEDEIROS, Mestranda da UNIVASF; REBERT COELHO CORREIA, CPATSA; LILIANE CARACIOLO FERREIRA, Professora da UNIVASF; ALVANI MARIA DOS SANTOS SANTIAGO, Professora da UNIVASF.
Title: Dinâmicas de desenvolvimento territorial sustentável: a reestruturação da pesca e piscicultura no Projeto Lago de Sobradinho na Bahia.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL/SOBER NORDESTE, 12., 2017, Itabaiana. políticas públicas e desenvolvimento rural no Nordeste em tempos de crise: anais. Itabaiana: SOBER, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Projeto Lago de Sobradinho
Dinâmica
Semiárido
Sustentabilidade.
Desenvolvimento territorial
Description: O presente estudo foi conduzido com o objetivo de analisar, as inter-relações, bem como as estratégias elaboradas, as práticas implementadas e seus resultados face à promoção do desenvolvimento sustentável, pelos agentes envolvidos nas ações de reestruturação da piscicultura nas cidades de Sobradinho e Casa Nova, localizadas no Território Sertão do São Francisco, na Bahia, nas condições atuais de estiagem prolongada. Com relação à metodologia, tem-se que esta pesquisa é de caráter descritivo, analisada em seus aspectos qualitativos, de estratégias bibliográfica, exploratória e um estudo de caso. A análise dos resultados possibilitou a observação das experiências realizadas pelo Projeto Lago de Sobradinho , executado pela EMBRAPA SEMIÁRIDO em parceria com a CHESF para o fortalecimento da pesca e piscicultura e comprovam que a capacidade de auto-organização local, a riqueza do capital social, o compromisso das instituições em garantir a utilização correta dos recursos materiais, a participação ativa do beneficiário e o sentimento de apropriação do processo pela comunidade são elementos vitais na consolidação do desenvolvimento sustentável, tratando-se de uma dinâmica cultural e política que transforma a vida social. Assim, considera-se que a transformação social em bases sustentáveis não significa somente dar valor aos aspectos ditos sociais, mas deve, também, estar embasada em eixos de desenvolvimento territorial e que apesar do cenário no semiárido ser de escassez de água, o projeto, nesses moldes, vem favorecendo a permanência dos piscicultores na atividade.
Thesagro: Políticas públicas
Desenvolvimento rural
Piscicultura
Pesca
Transferência de tecnologia.
NAL Thesaurus: Rural development
Data Created: 2018-03-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rebert2017.pdf563,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace