Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1090021
Título: Alterações do fluxo hídrico e seus efeitos na dinâmica do ferro e na estrutura de um Latossolo Amarelo na Amazônia.
Autor: MUNIZ, R. S.
Afiliación: RODRIGO SONDERMANN MUNIZ, UFRJ.
Año: 2017
Referencia: 2017.
Páginas: 142 f.
Descripción: A substituição da floresta primária por atividades agrícolas, no Latossolo Amarelo, textura média, solo predominante no nordeste paraense, pode ocasionar alterações na estrutura do solo e nos fluxos hídricos. A hipótese em estudo foi que devido ao desmatamento e utilização agrícola desses solos ocorre uma redução da evapotranspiração e redução dos macroporos que facilitam a infiltração e transmissão da água. Com isso, o solo torna-se mais úmido e permanece nessa situação por longos períodos, com reduzido potencial de oxirredução, acarretando alterações no solo em especial nos minerais de ferro responsáveis pela cimentação e agregação desses Latossolos Amarelos. O estudo teve como foco a caracterização físico-química e mineralógica de um Latossolo Amarelo, em Moju-PA. Foi realizado o monitoramento dos teores de ferro total, pH e condutividade elétrica na solução do solo no campo;realizados ensaios em laboratório sobre os efeitos do alagamento na estabilidade dos agregados, foram ajustados parâmetros físicos para a modelagem da dinâmica do potencial da água no solo em três sistemas de uso da terra: área sem vegetação, cultivo de palma de óleo (Elaeis guinnensis Jacq.) e floresta primária. Os resultados evidenciaram que o Latossolo Amarelo, sob cobertura de palma de óleo ou sem cobertura permaneceu por longos períodos próximos a saturação. Foram também detectadas, como consequência do alagamento, a redução do ferro que migra para a solução do solo, e provoca uma desestabilização da estrutura do solo.
Thesagro: Latossolo amarelo
Estrutura do Solo
NAL Thesaurus: Amazonia
Palabras clave: Fluxo de água
Modelagem numérica
Notas: Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Orientadores: Maria Claudia Barbosa, UFRJ; Wenceslau Geraldes Teixeira, CNPS.
Tipo de Material: Teses
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Tese-Rodrigo-Sondermann-Muniz-2017.pdf2.13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace