Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092859
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MARTORANO, L. G.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
MENDES, G. G. C.
MORAES, J. R. da S. C. de
PINHEIRO, D. P.
OLIVEIRA, A. H. M.
Additional Information: LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; Gleidson Guilherme Caldas Mendes, UFV; José Reinaldo da Silva Cabral de Moraes, UNESP; Daniel Pereira Pinheiro, UFRA; Afonso Henrique Moraes Oliveira, INPE.
Title: Agrometeorological conditions associated with phenological responses of tucumã-do-pará (Astrocaryum vulgare Mart.).
Publisher: Ciência e Agrotecnologia, v. 42, n. 2, p. 127-137, Mar./Apr. 2018.
Language: en
Keywords: Tucumã-do-pará
Palmacea
Description: As palmeiras estão entre as espécies hiperdominantes na Amazônia e o tucumã (Astrocaryum vulgare Mart.) demanda de informações climáticas e fenológicas para subsidiar o planejamento estratégico e o manejo sustentável dessa palmacea nativa da região. O objetivo neste trabalho foi avaliar as condições agrometeorológicas associadas às respostas fenológicas do tucumã por ser uma espécie que apresenta alto potencial econômico na produção de polpa dos frutos. Foram levantados dados meteorológicos correspondentes ao período em que foram realizadas as coletas de dados de fenologia no Banco de Germoplasma. Também, foram instalados sensores para monitorar a temperatura e a umidade relativa do ar onde eram observadas as fenofases. Foram realizadas análises para identificar respostas dos tucumanzeiros em função das condições agrometeorológicas na área de estudo. A precipitação pluvial, amplitude térmica e insolação apresentaram correlações positivas principalmente quanto aos percentuais de indivíduos com brácteas, de indivíduos com inflorescências e de indivíduos com inflorescências fecundadas. Nas fenofases de frutificação a precipitação pluvial e a umidade relativa do ar influenciaram nos percentuais de indivíduos com cachos de frutos imaturos e de indivíduos com cachos de frutos maduros. Temperaturas máximas elevadas comprometem a expressão da porcentagem de indivíduos com cachos verdes do tucumã. Os tucumanzeiros estavam em plena capacidade vegetativa durante as avaliações a campo, pois o NDVI manteve-se, dominantemente superior a 0,41 nos três anos analisados. As fenofases do tucumã demonstrando forte associação positiva com insolação, temperatura máxima e amplitude térmica.
Thesagro: Astrocaryum vulgare
Fenologia
Clima
Banco de Germoplasma
Data Created: 2018-06-27
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vol42num2artigo01.pdf689,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace