Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092967
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, F. de A. C.
GONZAGA, D. S. de O. M.
MALAVALI, F. W.
BAYMA, M. M. A.
Additional Information: FRANCISCO DE ASSIS CORREA SILVA, CPAF-Rondonia; DORILA SILVA DE OLIVEIRA M GONZAGA, CPAF-Acre; FERNANDO WAGNER MALAVAZI, CPAF-Acre; MARCIO MUNIZ ALBANO BAYMA, CPAF-Acre.
Title: Avaliação dos impactos dos serviços de Assistência Técnica, Social e Ambiental - ATES prestados aos assentamentos de reforma agrária do município de Porto Acre, Acre.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 55., 2017, Santa Maria, RS. Inovação, extensão e cooperação para o desenvolvimento. Brasília, DF: SOBER, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Assentamentos rurais
Métodos de avaliação
Avaliação de impactos
Description: Este trabalho teve como objetivo avaliar os impactos dos serviços de assistência técnica, social e ambiental (ATES) prestados por uma empresa privada, contratada pelo Incra, a sete projetos de assentamentos no município de Porto Acre-AC. Para tanto, foi utilizada a metodologia AMBITEC-Agro, ajustada para tal, cujo enfoque analisa os efeitos ambientais, econômicos e sociais. Os dados foram coletados por meio de dez painéis técnicos, com a participação de cerca de 120 agricultores familiares assentados da reforma agrária no município. As três dimensões de impactos foram desdobradas em sete aspectos de abordagem, quais sejam: uso de insumos, qualidade ambiental, respeito ao consumidor, ocupação produtiva (emprego), renda, saúde e gestão e administração. Cada um destes aspectos foi composto de questões interrogativas que foram submetidas aos participantes de cada painel visando a busca de consenso para uma percepção coletiva. Tomou-se como referência as mudanças advindas dos trabalhos de ATES realizados pela empesa contratada. Como resultado, os impactos ambientais foram negativos, em função do aumento do consumo de energia e combustível nas comunidades. Por outro lado, constatou-se uma valorização dos mananciais de água proporcionando melhoria da qualidade para consumo e uso racional nas atividades agrícolas. O componente de melhor escore na avaliação de impactos foi o econômico, com melhoria nos níveis de renda, em virtude da elevação dos preços de mercado de diversos produtos comercializados pelos produtores. Esse resultado também foi influenciado pela diversificação das fontes de renda proporcionada pela implantação de novas atividades agropecuárias como a piscicultura e horticultura. Os impactos sociais dos serviços de ATES também foram positivos, com destaque para a melhoria de aspetos como a soberania alimentar e participação das mulheres em atividades agropecuárias e nas lideranças comunitárias.
Thesagro: Extensão Rural
Assistência Técnica
Data Created: 2018-07-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVAavaliacaoSOBER.pdf668,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace