Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095369
Título: Diversidade metabólica da comunidade bacteriana da rizosfera de plantas de milho inoculadas com Azospirillum sp.
Autoria: REIS, D. P. dos
FONSECA, L. M. F. da
RAMOS, T. C. D'A. de A.
OLIVEIRA-PAIVA, C. A.
GUIMARAES, L. J. M.
MARRIEL, I. E.
Afiliação: DENISE PACHECO DOS REIS, Bolsista
LÍVIA MARIA FERRAZ DA FONSECA, Bolsista
TALITA COELI D'ANGELIS DE APARECIDA RAMOS, Bolsista
CHRISTIANE ABREU DE OLIVEIRA PAIVA, CNPMS
LAURO JOSE MOREIRA GUIMARAES, CNPMS
IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: ELEMENTOS da natureza e propriedades do solo. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. v. 2, cap. 19, p. 191-199.
Conteúdo: O inoculante a base de bactérias diazotróficas do gênero Azospirillum tem sido utilizado na cultura do milho como alternativa para economia de nitrogênio e redução de custos da produção agrícola. Por este motivo, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes métodos de aplicação de inoculante com Azospirillum brasilense sobre o perfil metabólico da comunidade microbiana da rizosfera de plantas de milho. Foram testados os seguintes tratamentos: sete métodos de aplicação de inoculante (no sulco; semente; via foliar aos 10 dias após a germinação (DAG); sulco + via foliar 20 DAG; semente + via foliar aos 20 DAG; via foliar aos 10DAG e 20DAG; e sem inoculante) e três doses de Nitrogênio (N) em cobertura (0, 40 e 80 kg.ha-1 N). Amostras de solo rizosférico foram coletadas no estágio de florescimento, e a diversidade metabólica foi medida através de microplacas com 31 substratos de carbono (Biolog Ecoplate). Os resultados obtidos mostram efeitos significativos para métodos de aplicação de inoculante e dose de N aplicada. Também foram verificadas diferenças na utilização de grupos de carbono e preferências por fontes, indicando que padrão de utilização de fontes de carbono é afetado pela dose de N usada e pelo método de aplicação de inoculantes contendo Azospirillum. Dois grupos de substratos apresentaram-se mais utilizados preferencialmente na rizosfera de plantas de milho, independente da inoculação, a saber: carboidratos e ácidos carboxílicos, e tiveram como fontes de carbono d-celobiose, d-lactose, arginina, asparagina, teorina, ácido pirúvico e glicerolfosfato.
Thesagro: Biofertilizante
Produção Agrícola
ISBN: 978-85-93243-66-0
Digital Object Identifier: 10.22533/at.ed.660182302
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diversidademetabolica.pdf458,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace